A Prefeitura de Teresina está estudando uma mudança na regra de pagamento do 13º Salário para os servidores municipais. No atual momento, os funcionários do Executivo recebem o benefício integralmente no final do ano, em geral dividido em duas parcelas pagas em novembro e dezembro. A ideia é que, a partir de 2026, a primeira parcela seja paga no mês de aniversário do servidor.
A proposta foi apresentada pelo prefeito Silvio Mendes nesta terça-feira (03), durante a mensagem de abertura do ano legislativo na Câmara Municipal. De acordo com ele, a mudança vai trazer mais facilidades para a administração municipal.
“Em vez de pagar o 13º junto para todo mundo, quero propor que a gente dilua durante todo o ano a partir da data de aniversário do servidor, porque facilita para a Prefeitura o desembolso. Em vez de juntar e comprimir o 13º Salário para um mês só, faz ao longo do tempo. É fácil, porque a pessoa ganha mais ao longo do ano”, explicou Silvio Mendes.
A proposta, ele acrescentou, será detalhada em projeto de lei que vai ser enviado à Câmara para que os vereadores possam apreciar. Se aprovada, o prefeito disse que vai “ajudar bastante” nas finanças públicas.
A proposta de mudar a forma de pagamento do 13º Salário aos servidores da Prefeitura não é uma novidade. A divisão da primeira parte paga no mês de aniversário do servidor já é adotada, por exemplo, pelo Governo do Piauí. O que a PMT propõe é aplicar o mesmo método ao Município. Vale lembrar que o 13º Salário de 2025 injetou na economia da capital um montante de R$ 328.949.249,34.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.