Com a aproximação do período eleitoral, o presidente da Câmara Municipal de Teresina (CMT), Enzo Samuel (PDT), alertou, nesta terça-feira (3), os vereadores que pretendem disputar vagas de deputado federal ou estadual em 2026 sobre a possibilidade de sanções em caso de faltas não justificadas nas sessões legislativas.
Pelo menos nove parlamentares da Câmara devem concorrer a cargos eletivos neste ano. Entre os nomes cotados estão o próprio presidente da Casa, Enzo Samuel, além dos vereadores Draga Alana, Petrus Evelyn, Elzuila Calisto, Samantha Cavalca, Pedro Alcântara e Ana Fidelis. Também aparece entre os possíveis candidatos o vereador licenciado Ismael Silva, atualmente à frente da Secretaria Municipal de Educação de Teresina.
Ao se pronunciar, Enzo Samuel destacou que, no Piauí, as campanhas eleitorais tradicionalmente são marcadas pelo contato direto com os eleitores, o que exige presença constante nas ruas. No entanto, reforçou que a atividade política não pode comprometer o funcionamento do Legislativo municipal.
LEIA TAMBÉM
“Existe a responsabilidade administrativa que é estar no dia dia das atividades plenárias, nas sessões, debatendo e discutindo, aqui a gente não aceita nenhum tipo de falta se não for justificada, ou por algum motivo maior”, disse.
Além dos vereadores que devem disputar diretamente cargos eletivos, outros parlamentares da Casa também participarão do processo eleitoral por meio de apoios políticos a candidatos aos cargos majoritários e proporcionais, em função de alianças e acordos firmados para o pleito deste ano.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.