Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Defesa diz que vai pedir acompanhamento psiquiátrico para suspeito de matar vereador e GCM

Francisco Fernando de Oliveira Castro teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva e vai permanecer detido no Centro de Detenção Provisória de Altos enquanto o processo tramita.

29/08/2025 às 11h33

29/08/2025 às 11h33

A justiça manteve a prisão de Francisco Fernando de Oliveira Castro e converteu seu flagrante em prisão preventiva. O suspeito de ter matado o vereador Thiciano Ribeiro e a guarda municipal de Parnaíba, Penélope Brito, passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (28) e permanecerá detido após ter sua prisão preventiva decretada. Ele responderá ao processo no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Altos, para onde foi levado ainda ontem.

A defesa de Francisco Fernando alega que ele sofreu um surto psicótico e nega que o suspeito tenha premeditado o crime. O advogado, Marcos Vinícius Brito Araújo, pediu que seu cliente tenha acompanhamento psiquiátrico dentro do presídio, enquanto o processo tramita na justiça.

Defesa diz que vai pedir acompanhamento psiquiátrico para suspeito de matar vereador e GCM - (Divulgação) Divulgação
Defesa diz que vai pedir acompanhamento psiquiátrico para suspeito de matar vereador e GCM

“Pedimos o tratamento psiquiátrico porque ele está bastante abalado. Estava há 72 horas sem dormir e há 48 horas sem comer e beber. Então ele estava realmente em um surto. Contratamos uma psiquiatra forense para que ela possa trata-lo e consiga inclusive prestar depoimento”, explicou Marcos Brito.

Fernando ainda não falou oficialmente sobre o caso. O suspeito passou por oitiva no Departamento de Homicídios (DHPP) depois de ser preso, mas na ocasião preferiu ficar em silêncio, dizendo apenas que estava “abalado psicologicamente” e que depois, em outro momento, falaria.

A polícia tem dez dias para concluir o inquérito, contando do momento da prisão de Fernando. O caso está sendo investigado pelo Núcleo de Feminicídios, sob coordenação da delegada Nathalia Figueiredo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.