Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Silvio Mendes critica falta de apoio do Ministério da Saúde à rede municipal de Teresina

Segundo o prefeito, ao longo de 2025 foram realizadas diversas reuniões com a pasta, mas nenhum repasse financeiro foi efetivado, o que agravou ainda mais a situação da rede pública.

29/01/2026 às 10h40

29/01/2026 às 10h40

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), afirmou que o Ministério da Saúde não tem prestado o apoio necessário à manutenção da rede pública de saúde do município. Segundo o gestor, a atual crise enfrentada pelo sistema municipal, marcada pela falta de insumos, alto custo de funcionamento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e outras dificuldades estruturais, exigiria maior participação do Governo Federal, o que não vem ocorrendo. As declarações foram concedidas ao PortalODia.com nessa quarta-feira (28).

De acordo com Silvio Mendes, ao longo de 2025 foram realizadas diversas reuniões com representantes do Ministério da Saúde, na tentativa de viabilizar recursos federais para o custeio da saúde municipal. No entanto, segundo o prefeito, nenhum repasse financeiro foi efetivado, o que agravou ainda mais a situação da rede pública. O prefeito destacou que, mesmo com orçamento aprovado para o exercício de 2025, herdado da gestão anterior, no valor de aproximadamente R$ 1,8 bilhão, o montante é insuficiente para garantir o custeio adequado da saúde em Teresina.

O gestor revelou ainda que recusou a proposta do Ministério da Saúde para a construção de uma policlínica na capital. Segundo ele, embora o equipamento fosse importante, a Prefeitura não tem condições de assumir novas despesas sem a garantia de recursos para manutenção.

Vocês lembram quando a gente foi no ano passado e toda a bancada federal ao ministro da saúde, o governador Rafael e o ministro Wellington Dias? Nós fomos pedir recurso financeiro para sustentar o sistema de saúde de Teresina. Depois mandaram uma comissão interna e não ganhamos em nada

Silvio Mendes prefeito de Teresina

Silvio Mendes ressaltou que o município continua arcando com um custo adicional superior a R$ 20 milhões no HUT e enfrenta recorrentes faltas de medicamentos e outros insumos essenciais.

“A gente continua gastando mais de vinte milhões a mais no HUT, continua faltando remédio e faltando tantas coisas e eu sei que é verdade. Como é que eu vou aumentar uma despesa que eu não posso sustentar aqui com o outro? Não vou fazer, não sei. Ou eles garantem o custeio que é menor do que a necessidade ou não vai ter. Nós vamos continuar com dificuldade”, declarou.

Por fim, o prefeito mencionou que o Ministério da Saúde apresentou uma nova proposta de financiamento baseada no pagamento por prestação de serviços, com reajustes em procedimentos que estão há mais de 20 anos sem atualização, como consultas especializadas. Segundo ele, o novo modelo prevê inclusive a utilização de débitos fiscais como forma de complementação desses pagamentos, alternativa que ainda está em análise pela gestão municipal.

Silvio Mendes critica falta de apoio do Ministério da Saúde à rede municipal de Teresina - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Silvio Mendes critica falta de apoio do Ministério da Saúde à rede municipal de Teresina

“Nós temos outra solução. Qual é a solução que vamos fazer? O Ministério da Saúde agora propõe essa nova forma de pagar pela prestação de serviço, onde tem mais de 20 anos que alguns procedimentos como consulta especializada que não tem reajuste e agora vai dar esse reajuste se forma diferente, inclusive usando quem tá devendo imposto como complementação da prestação de serviços”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.