O estudante João Gabriel, de 15 anos, foi aprovado no Instituto Federal do Piauí (IFPI), conquistando uma vaga no curso de Eletrotécnica integrado ao médio. O adolescente é oriundo da Escola Municipal Areias, localizada na zona sul da capital.
João, que é diagnosticado com o transtorno do espectro autista (TEA), destacou o apoio recebido ao longo de sua trajetória escolar e a importância do acolhimento dentro da rede municipal. “A minha acompanhante, Julia Neris, já me ajudou no meu aprendizado na escola Areias. O meu professor de inglês, Arnando, me ajudou muito a aprender matérias que eu gosto. As pessoas com deficiência são capazes de estudar, trabalhar como qualquer outro”, afirmou o estudante.
A mãe do aluno, Francisca Araújo, reforçou que a conquista é resultado de um trabalho contínuo da educação municipal desde a educação infantil. “Foi fundamental desde a creche do CMEI Santa Cruz, as professoras, as acompanhantes terapeutas, um aluno que não falava, não ficava na sala. E hoje está aí, aprovado no IFPI”, destacou.
Francisca também falou sobre a importância de combater o preconceito e valorizar a educação inclusiva e a escola pública. “Não tenho vergonha de dizer que meu filho tem autismo, muito pelo contrário, ele tem autismo e é capaz de estudar, trabalhar e fazer qualquer coisa como qualquer outra criança. Por isso, eu sempre apoiei e incentivei ele a usar o cordão de identificação, porque isso vai sempre ajudar ele, para que as pessoas identifiquem que ele tem autismo e que em alguns momentos ele vai ter alguma dificuldade, precisar de algum suporte, mas que isso não é negativo”, explicou.
Ela finalizou deixando uma mensagem para outras famílias e para a sociedade. “Todas as crianças, tanto típicas como atípicas, todas são capazes. E tem que tirar essa ideia de que aluno de escola pública não consegue, que não é assim. Até porque hoje eu tenho meu filho aprovado no IFPI e já tenho duas filhas formadas que foram alunas da Escola Areias desde o primeiro ano até o nono ano. Saíram daqui para o IFPI e hoje todas duas são formadas e frutos da Escola Areias”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.