Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Filho usou faca para furar os olhos do pai e pedra para esmagar a cabeça, diz delegado

Testemunhas relataram à polícia que as discussões entre pai e filho eram frequentes.

29/01/2026 às 10h06

29/01/2026 às 10h06

A Polícia Militar do Piauí prendeu, na madrugada desta quinta-feira (29), Vitor Gomes de Carvalho, suspeito de matar o próprio pai, Sebastião da Cruz de Oliveira Gomes, no bairro Santa Bárbara, zona Leste de Teresina. O crime ocorreu na segunda-feira (26), dentro da residência da vítima.

De acordo com o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o homicídio teria sido motivado por conflitos familiares recorrentes, envolvendo pedidos de dinheiro, uso de drogas, histórico de violência doméstica e denúncias de abusos sofridos pelo suspeito.

Filho usou faca para furar os olhos do pai e pedra para esmagar a cabeça, diz delegado - (Reprodução) Reprodução
Filho usou faca para furar os olhos do pai e pedra para esmagar a cabeça, diz delegado

O delegado Francisco Costa, conhecido como Baretta, afirmou que o suspeito confessou o crime e reconheceu ter iniciado as agressões após uma discussão. Ele explicou que a versão apresentada por Vitor não sustenta a tese de legítima defesa. “A gente não acredita nessa situação de legítima defesa que ele alega. No interrogatório, ele próprio afirmou que desferiu o primeiro golpe durante a discussão com o pai”, disse o delegado.

Conforme o delegado Danúbio Dias, Vitor relatou que pegou uma faca de cabo vermelho que estava sobre a mesa, enquanto o pai teria se armado com um facão. Ainda assim, o suspeito admitiu que desferiu o primeiro golpe e continuou atacando mesmo após a vítima cair.

Ele confessou ainda que furou intencionalmente os olhos da vítima e que só cessou as agressões quando a faca quebrou. " Após a vítima cair, ele se ajoelha e desfere mais golpes, vários golpes, pelo tórax e principalmente na face. Ele confessa que furar os olhos foi intencionalmente. E após a faca quebrar, nesse momento que a faca quebra, que ele para de golpear com a faca, nesse momento, ele pega uma pedra pesada que estava na cozinha e joga essa pedra contra a cabeça do pai", disse o delegado.

Victor Gomes de Carvalho foi preso pela Polícia durante a madrugada. - (Divulgação / PMPI) Divulgação / PMPI
Victor Gomes de Carvalho foi preso pela Polícia durante a madrugada.

Após os golpes com faca, o suspeito utilizou uma pedra para atingir a cabeça de Sebastião. Em seguida, relatou que começou a vomitar, tomou banho, pegou a motocicleta da vítima e fugiu do local, seguindo em direção a uma área de mata fechada.

Durante o depoimento, Vitor apresentou uma série de alegações sobre o histórico familiar. Segundo os delegados Danúbio Dias e Divanilson Sena, ele afirmou ter sofrido abusos sexuais na infância e disse que mantinha conflitos antigos com o pai.

“Ele relatou que alimentava esse sentimento desde a infância, em razão de abusos que afirma ter sofrido. Disse também que estava lúcido no momento do crime e que não havia feito uso de drogas”, informou.

Testemunhas relataram à polícia que as discussões entre pai e filho eram frequentes. Familiares confirmaram que o suspeito fazia uso recorrente de drogas e que a convivência era difícil. A mãe de Vitor afirmou que se separou do pai do investigado há cerca de três anos e que o filho passou a morar com ele após conflitos familiares. Segundo o DHPP, o suspeito não possui antecedentes criminais.

Entenda

O crime ocorreu na noite da segunda-feira, 26 de janeiro, no bairro Santa Bárbara, zona Leste de Teresina. Segundo a Polícia Civil, Vitor Gomes de Carvalho matou o pai, Sebastião da Cruz de Oliveira Gomes, dentro da residência onde os dois moravam após uma discussão.

Após o homicídio, o suspeito fugiu do local em uma motocicleta e se escondeu em uma área de mata conhecida como Sapucarana. A partir do registro da ocorrência, as forças de segurança iniciaram buscas para localizar o autor do crime.

A prisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (29), por volta das 3h, após uma operação integrada que envolveu equipes da Polícia Militar, unidades especializadas e apoio aéreo. A prisão ocorreu após uma operação integrada envolvendo diversas unidades das forças de segurança. O coronel Costa Lima detalhou que o cerco foi montado para impedir novas rotas de fuga e permitir a captura do suspeito com segurança. “Foi feito um cerco estratégico na região, com apoio aéreo e equipes em solo, o que impossibilitou que ele deixasse a área de mata”, explicou o coronel.

Ele foi encaminhado ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa, onde confessou o crime e permanece à disposição da Justiça.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.