O Piauí registrou 20 mortes por intervenção policial em 2025, o menor número entre os estados do Nordeste e o quarto menor em todo o Brasil, segundo dados divulgados nesta terça-feira (03) pelo Ministério da Justiça. As informações são repassadas pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e integram o balanço nacional sobre letalidade policial no país.
No cenário nacional, o Brasil contabilizou 6.519 mortes provocadas por policiais em 2025, o que representa um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior. Apesar disso, houve redução nas mortes de policiais e nos casos de suicídio envolvendo agentes de segurança na comparação com 2024, de acordo com o ministério.
No Nordeste, foram registradas 2.520 mortes por intervenção policial em 2025, com média de sete casos por dia e taxa de 4,40 mortes por 100 mil habitantes. A Bahia lidera o ranking regional, com 1.569 casos, seguida por Ceará, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. O Piauí aparece na última posição, com taxa de 0,59 por 100 mil habitantes.
Todas as vítimas registradas no estado eram do sexo masculino. A variação entre 2024 e 2025 foi de menos 20%, indicando redução no número de casos. Ao longo do ano, os registros se concentraram principalmente entre abril e novembro, com picos em setembro e outubro, quando foram contabilizadas quatro mortes em cada mês.
No ranking nacional, a Bahia aparece como o estado com maior número de mortes por intervenção policial, com 1.569 casos, seguida por São Paulo (835 casos), Rio de Janeiro (798 casos), Pará (634 casos) e Paraná (426 casos).
No outro extremo, Roraima se consagra com o estado com menor número absoluto de casos, com 4 registros, seguido por Acre (9 casos), Distrito Federal (15 casos), Piauí (20 casos) e Tocantins (22 casos).
A letalidade policial é um indicador complexo, influenciado por fatores como políticas de segurança, perfil da criminalidade, estrutura das forças policiais e qualidade dos dados. Números baixos não eliminam a necessidade de monitoramento e transparência.
O Ministério da Justiça informou que os dados fazem parte de um sistema nacional de estatísticas de segurança pública e devem subsidiar políticas voltadas à redução da violência e ao controle da atuação policial.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.