Pontos de alagamento e até água dentro de hospitais. É essa a realidade de Teresina diante das fortes chuvas que têm caído na capital nos últimos dias. Um vídeo que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens mostra um corredor do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) sendo invadido pela água em infiltrações a partir do teto. Durante o vídeo, é possível ouvir alguém relatando que “está chovendo mais aqui dentro do que lá fora”.
A veracidade das imagens foi confirmada pela reportagem do Portalodia.com junto à assessoria do HUT. O hospital informou que alguns pontos de sua estrutura foram prejudicados por conta da chuva e que a direção da unidade já acionou o setor de manutenção para realizar os reparos necessários, incluindo limpeza desses locais. Outros pontos do HUT que possam ter sido prejudicados pela chuva também serão vistoriados.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Não foi apenas o HUT que teve sua estrutura prejudicada em razão da chuva que saiu nesta noite e madrugada em Teresina. No bairro Santa Maria da Codipi há relatos de ruas alagadas, e na zona Leste, na região da Avenida Nossa Senhora de Fátima, vários pontos de acúmulo de água também se formara, sobretudo nos cruzamentos com as Avenidas Jóquei Clube, Elias João Tajra e Dom Severino.
Quem precisou passar pelo balão central da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também encontrou dificuldades devido à quantidade de água. Um pequeno engarrafamento chegou a se formar na entrada do campus em razão da dificuldade de os carros trafegarem.
Outro ponto de alagamento registrado em Teresina durante a chuva de ontem foi no bairro Mocambinho, zona Norte, onde moradores registraram ruas tomadas pela água na Avenida Principal.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
O apurado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o volume acumulado de chuva em Teresina nas últimas 24 horas chega a 87,4 milímetros. A capital foi a quarta do Piauí com o maior volume de precipitação registrado nesta quarta-feira (03). Dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) mostram que os maiores volumes de chuva se concentraram em Porto do Piauí (180 mm), Alto Longá (148 mm), Floriano (95 mm), Teresina (80 mm), Miguel Alves (75 mm) e União (58 mm).
Conforme os dados da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da SEMARH, Teresina registrou nesta noite e madrugada acumulados de chuva de: 87 mm na zona Norte; 57 mm na zona Leste; 37 mm na zona Sul e 35 mm na zona Sudeste.
Previsão é de mais chuva nos próximos dias
A chuva que caiu ontem (03) em Teresina e durante esta madrugada deve se repetir pelos próximos sete dias. É o que aponta a previsão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a capital e o Piauí. A intensidade das precipitações está relacionada a dois sistemas principais, segundo o que explica a climatologista Sara Cardoso.
“O primeiro é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que ainda está atuando com força dentro do Nordeste e no Piauí. E temos, ainda, um fluxo de umidade nos baixos níveis condicionados por um avanço de um sistema frontal no Oceano Atlântico ali na altura da Bahia e que vai condicionar a entrada de umidade na mesorregião Sudeste, onde já têm sido observadas chuvas intensas e que estão alterando as condições dos reservatórios”, explica Sara.
Nas últimas 24 horas, as chuvas intensas que foram registradas em toda a bacia do Parnaíba, principalmente no Norte e Centro-Norte do Piauí, levou ao aumento dos volumes dos rios monitorados pelo Serviço Geológico Nacional (CPRM). O rio Marathaoan, em Barras, permanece em situação de alerta e está com volume em elevação, assim como o rio Longá, em Esperantina, que entrou na cota de alerta para risco de inundação no início desta manhã (04).
Já em Teresina, os rios Parnaíba e Poti estão em elevação. O Poti, segundo o CPRM, entrará em cota de atenção nas próximas horas. Em Luzilândia, o rio Parnaíba continua em situação de Atenção. Na demais cidades monitoradas, a situação é de normalidade.
________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.