Após ser interditada por causa de um princípio de incêndio na sala de isolamento, registrado na quarta-feira (03), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Satélite reabriu nesta quinta-feira (04). A unidade de urgência e emergência retomou os atendimentos à população depois de passar por inspeções, limpeza e perícia técnica realizada pelo Corpo de Bombeiros. No início do ano, a UPA já havia enfrentado outro episódio semelhante.
LEIA TAMBÉM
A diretora da unidade, Francina Amorim, destacou que a situação foi prontamente controlada e que todos os protocolos de segurança foram seguidos. “Agradecemos publicamente o empenho e a dedicação de toda a equipe. A resposta rápida e eficiente foi essencial para evitar maiores consequências”, afirmou.
Todos os setores da UPA passaram por um processo minucioso de limpeza e reorganização, garantindo condições adequadas para receber a população com segurança e conforto. Além disso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar perícia técnica para apurar as causas do ocorrido. Durante o período de interdição, os pacientes foram transferidos para os demais pontos da rede de saúde de forma coordenada, assegurando a continuidade da assistência.
A FMS informa que está conduzindo uma investigação para identificar as causas deste e de outros episódios semelhantes registrados na unidade. Medidas administrativas serão adotadas conforme os resultados da apuração.
Em fevereiro deste ano, a UPA do bairro Satélite registrou um episódio parecido
O local havia sido fechado devido a um princípio de incêndio no ar-condicionado da sala amarela. Com a liberação de parte dessa área e o funcionamento normal dos demais setores, o atendimento à população será restabelecido.
O Corpo de Bombeiros foi acionado nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (24) para atender a um princípio de incêndio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina. O fogo se concentrou no setor de triagem da unidade e não há informações sobre feridos.
Ao todo, 23 pacientes precisaram ser transferidos da UPA do Satélite para outras unidades de saúde após o princípio de incêndio. Francina Amorim, diretora geral do Complexo do Satélite, relatou que estes pacientes estavam internados na Sala Amarela e na Sala Verde. Muito embora o incêndio tenha começado na Sala Amarela, a fumaça acabou se espalhando, porque toda a unidade funciona com ar-condicionado.
Os pacientes da Sala Vermelha também precisaram ser retirados. Os 23 foram transferidos para unidades como o Hospital do Buenos Aires e outros hospitais próximos. A UPA do Satélite está interditada.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.