Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trabalhadores da limpeza encerram paralisação e coleta de lixo é retomada em Teresina

Segundo o Seeacep, paralisação se dá devido ao não pagamento de benefícios como vale-alimentação por parte de uma das empresas que opera o serviço na capital.

15/12/2025 às 07h32

Matéria atualizada às 9h25

O presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP), Jonatas Miranda, informou que a coleta de lixo foi retomada nas zonas Sul e Sudeste da capital ainda na manhã desta segunda (15). O retrono do serviço se deve a um acordo entre a empresa e os ttrabalhadores. A prestadora de serviço aifrmou que vai realizar os pagamentos pendentes (vale-alimentação e hora extra) até esta terça-feira (16). O presidente Jonatas Miranda afirmou ainda que a decisão foi acatada pela categoria e que "se o pagamento não for efetuado até esta terça, os trabalhadores vão paralisar novamente na quarta-feira".

Coleta de lixo é retomada em Teresina - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Coleta de lixo é retomada em Teresina

Matéria original

Os bairros das zonas Sul e Sudeste de Teresina amanheceram sem coleta de lixo nesta segunda-feira (15). É que os trabalhadores da coleta de lixo da capital cruzaram os braços em uma paralisação que tem previsão inicial de durar 48h e que começoiu por volta das 5h30 da manhã de hoje. A categoria reivindica o pagamento de benefícios como vale-alimentação e horas extras que, segundo eles, estão com pagamento atrasado por cerca de três meses.

Trabalhadores da limpeza paralisam coleta de lixo por 48h em duas zonas de Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Trabalhadores da limpeza paralisam coleta de lixo por 48h em duas zonas de Teresina

A paralisação foi confirmada ao Portal O Dia pelo presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP), Jonatas Miranda. Estima-se que mais de cinco toneladas de lixo deixarão de ser recolhidos devido à paralisação. Cerca de 200 trabalhadores devem participar do ato por conta aos atrasos, que segundo o presidente, são recorrentes.

"Eles estão sem receber as suas horas extras trabalhadas do mês de novembro e estão sem receber o valor alimentação do mês de dezembro. Nós temos uma prerrogativa na nossa CCT que diz que coletores e motoristas da coleta não existe banco de horas para essa atividade, por ser uma atividade mais desgastante, uma atividade que realmente seja mais puxada para a categoria. E a empresa vem recorrentemente atrasando esses pagamentos. No mês passado nós emitimos uma nota, convocamos a categoria, eles nos pediram um prazo, foi concedido e esse mês novamente ocorre o atraso de salário. Para você ter noção já chegamos aí praticamente na metade do mês e até o presente momento a empresa não pagou o vale-alimentação dos trabalhadores, não pagou a diferença das horas extras e agora nós tivemos a informação que o plano de saúde também está cancelado", afirmou Jonatas Miranda.

Jonatas Miranda, presidente do SEEACEP - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Jonatas Miranda, presidente do SEEACEP

Ainda segundo o presidente, há ainda pendências trabalhistas não resolvidas da empresa anterior que prestava serviços de limpeza em Teresina. "Os trabalhadores estão sem receber as suas decisões trabalhistas da Recicle. Você sabe abrir que nós estamos tendo judicialmente uma empresa que sucatiu a cidade que saiu e deixou os trabalhadores, dando o calote, e agora a empresa que foi contratada deixa os trabalhadores na mão novamente. Então a gente vai cruzar o braço e aguardar um posicionamento para que a gente possa voltar as atividades", informou. 

A reportagem do Portal O Dia não conseguiu contato com a ataual empresa prestadora dos serviços de coleta de lixo para prestar esclarecimentos. O espaço segue aberto.

ETURB nega atraso de repasses

Circulou a informação de que o não pagamento por parte da empresa teria ocorrido por conta da falta de repasses por parte da Prefeitura de Teresina. Porém, a ETRB, entidade autárquica que gere a limpeza urbana da capital, negou a informação por meio de nota. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ETURB – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano informa que não há qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa responsável pela coleta domiciliar das zonas Sul e Sudeste da capital, a Ibero Lusitana.

Esclarece ainda que tomou conhecimento da paralisação anunciada para esta segunda-feira apenas por meio de nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública. Ressalta-se que a paralisação não decorre de inadimplência do Município, mas do fato de que a empresa não vem repassando aos trabalhadores os tíquetes e as horas extras referentes aos serviços realizados.

Diante da situação, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa Ibero Lusitana, visando assegurar o cumprimento do contrato e a garantia dos direitos dos trabalhadores.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.