Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina passa a ter nove Áreas Integradas de Segurança Pública; saiba como vai funcionar

Objetivo é integrar a sociedade à Segurança Pública, promovendo reuniões mensais de lideranças com as polícias para atendimento de demandas.

26/08/2025 às 11h02

26/08/2025 às 11h02

A partir desta terça-feira (26), Teresina passa a contar com nove Áreas Integradas de Segurança Pública. Cada zona foi dividida em duas porções territoriais para melhorar o policiamento e reforçar a integração entre a Segurança Pública do Estado com as populações que vivem nas diversas regiões da capital. A ideia é criar um sistema de segurança mais social e voltado para atender às demandas dos moradores.

Teresina passa a ter nove Áreas Integradas de Segurança Pública; saiba como vai funcionar - (Mauricio Pokemon/Governo Federal) Mauricio Pokemon/Governo Federal
Teresina passa a ter nove Áreas Integradas de Segurança Pública; saiba como vai funcionar

Cada área contará com um Conselho Territorial de Segurança Pública. A entidade será formada por representantes da sociedade civil que ficarão em contato direto com as polícias Civil e Militar, levando demandas e servindo de termômetro para o melhoramento da atuação policial. Estes conselhos vão se reunir mensalmente com o comando do Batalhão e o delegado responsável pela área para discutir o aperfeiçoamento da Segurança Pública.

Quem deu os detalhes foi o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas. “A segurança pública é um assunto transversal que passa pela esfera cultural, educacional, pela saúde. A integração com a sociedade é necessária para que a gente possa escutar. A gente tem primeiro o reforço do policiamento, aumento do efetivo, integração entre as polícias, investimento e tecnologia, e agora é um passo a mais onde a gente vai ter um controle social das polícias. O modelo de integração é necessário para que a gente possa escutar as reivindicações da população e coloca a ação dentro da prevenção”, diz.

Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí

São nove Áreas Integradas de Segurança Pública em Teresina divididas em: Centro, zonas Norte 1 e 2, zona Leste 1 e 2, zona Sudeste 1 e 2, e zona Sul 1 e 2. As zonas 1 são áreas consolidadas e as áreas 2 são aquelas em expansão. Cada área abrangerá uma média de 100 mil habitantes. Para a divisão foram utilizados critérios técnicos com base no Censo Demográfico 2022 do IBGE e mais de um ano de estudo. Do mesmo modo que está sendo empregado em Teresina, novas Áreas Integradas de Segurança Pública poderão ser implantadas no restante do Piauí.

Gestão territorial

Uma das frentes de atuação com a divisão em Áreas Integradas de Segurança Pública de Teresina é a gestão territorial da cidade. De acordo com o secretário Chico Lucas, os imóveis que estão em situação de abandono estão sendo mapeados para evitar que se tornem locais de propagação de crimes. Esta parte dentro do plano de ação compete à Secretaria de Administração, através do Casa Legal.

“Já entregamos a documentação de mais de 70 mil imóveis que sabemos quem são os donos, imóveis desocupados que mapeamos e agora vamos integrá-los à sociedade. Aqui temos um aliado, que é a topografia: não temos morros, os bairros são planejados, as vilas que não são planejadas, nós estamos regularizando e transformando em bairros. A gente vai identificar as lideranças negativas e reforçar as lideranças positivas, que vão trabalhar em prol da Segurança Pública”, finaliza Chico Lucas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações de Joelma Abreu