Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Silvio Mendes nega interferência na contratação emergencial do lixo em Teresina: “Não vão manipular”

Atualmente, pelo menos 16 empresas participam do pregão eletrônico lançado pela Prefeitura com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços.

26/06/2025 às 13h02

26/06/2025 às 13h02

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), negou qualquer tipo de interferência externa no processo de contratação emergencial de uma nova empresa para realizar os serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos na capital. A declaração foi dada ao PortalODia.com nessa quarta-feira (25).

Silvio Mendes nega interferência na contratação emergencial do lixo em Teresina: “Não vão manipular” - (Jailson Soares/PMT) Jailson Soares/PMT
Silvio Mendes nega interferência na contratação emergencial do lixo em Teresina: “Não vão manipular”

Atualmente, pelo menos 16 empresas participam do pregão eletrônico lançado pela Prefeitura com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços, enquanto ocorre a reestruturação e regularização do processo licitatório definitivo. A contratação emergencial está estimada em R$ 53,1 milhões e contempla a coleta, transporte e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos urbanos.

Segundo Silvio Mendes, a escolha da nova empresa seguirá critérios legais e técnicos, sem favorecimentos. A Prefeitura espera lançar em breve uma licitação definitiva, com valor estimado em R$ 1,2 bilhão, que deve estabelecer o gerenciamento do setor pelos próximos anos.

“O principal é o seguinte: é que a gente possa escolher, num processo limpo, onde 16 empresas concorrendo, qual é a empresa mais adequada para fazer a empresa da cidade. Essa é a questão”, disse o gestor.

Questionado sobre possíveis tentativas de manipulação do resultado por parte de interessados, Silvio Mendes reconheceu movimentações nos bastidores, mas garantiu que sua gestão adotou medidas para assegurar a transparência e a legalidade da seleção.

“É um contrato grande que alguns se movimentaram para ver se conseguiriam manipular o resultado da licitação, e não conseguiram, e não vão conseguir manipular. Nós vamos fazer a licitação como determina a lei e a Justiça”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.