Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Silvio Mendes afirma que só pagará à empresa de limpeza o que for “justo e comprovado”

Gestor afirmou que não há pendências financeiras com o consórcio e a atual administração não irá ceder a pressões ou realizar pagamentos sem comprovação.

01/08/2025 às 11h49

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), rebateu nesta semana as acusações do consórcio Recicle/Aurora, responsável pelos serviços de limpeza urbana da capital, de que a Prefeitura teria um débito de aproximadamente R$ 30 milhões com a empresa. Segundo o gestor, não há pendências financeiras com o consórcio e a atual gestão não irá ceder a pressões ou realizar pagamentos sem comprovação.

Silvio Mendes afirma que só pagará à empresa de limpeza o que for “justo e comprovado” - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Silvio Mendes afirma que só pagará à empresa de limpeza o que for “justo e comprovado”

“A gente tem dinheiro para pagar aquilo que é justo. O que é desvio de conduta, não. Dinheiro público tem que ser respeitado, porque é a população quem paga a conta. Aqui não se paga propina, como era costume, e se tinha indício de se pagar propina aqui nessa de limpeza pública”, declarou.

O prefeito também criticou duramente a estrutura operacional do consórcio, alegando que os equipamentos utilizados nos serviços são todos alugados. Segundo ele, os caminhões e tratores não pertencem à empresa e houve situações em que os motoristas deixaram de trabalhar por falta de diesel, adquirido de forma fiada.

“É uma empresa poderosa e que continua mentindo e prejudicando a cidade. Eu não vou responder um desatino desse. Não é verdade. Bora falar de coisa boa e de coisa que seja verdade. Eu não vou discutir com a empresa que presta o serviço assim. Tudo é alugado. Tivemos que pagar os caminhoneiros diretamente para garantir a continuidade da limpeza, após autorização do TRT”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de romper o contrato com o consórcio, Silvio Mendes afirmou que o caso está sendo conduzido judicialmente. “Não. A gente está cumprindo o que a justiça está decidindo. Está muito bem conduzido pela justiça”, disse. 

Segundo o gestor, não há pendências financeiras com o consórcio - (Divulgação/Semduh) Divulgação/Semduh
Segundo o gestor, não há pendências financeiras com o consórcio

O prefeito também informou que está em andamento uma nova licitação para os serviços de limpeza urbana, com o objetivo de reestruturar todo o sistema e garantir maior eficiência e economicidade.

“Estamos preparando um processo licitatório definitivo, com seis itens principais: capina, varrição, coleta, aterro sanitário, capina e poda. Teremos três aterros sanitários em Teresina: o da Prefeitura, que é de materiais inertes, e dois privados, um na zona Sul e outro na região Leste. Esses aterros estão sendo licenciados e seguem todas as exigências legais. Em pouco tempo, isso estará resolvido. E o resultado será um serviço melhor e mais barato para a cidade”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.