Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Segunda fase da vacinação antirrábica acontece neste sábado (23); confira os locais

A vacinação antirrábica neste sábado (23) será realizada zona rural, abrangendo a região Norte Rural de Teresina. As demais zonas serão atendidas nos próximos sábados

23/11/2024 às 09h23

23/11/2024 às 09h23

A segunda fase da campanha de vacinação antirrábica em Teresina começa neste sábado (23), na zona rural, abrangendo a região Norte Rural. A vacinação continuará no próximo sábado (30), na zona Leste Rural, com a continuidade nas zonas Sul e Sudeste nos sábados seguintes.

Confira os locais aqui

cachorro animal dog - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
cachorro animal dog

Essa etapa rural da vacinação antirrábica visa garantir a proteção dos animais e da população, pois a raiva é uma doença transmitida por mordidas, arranhões e lambidas. O vírus tem alta taxa de letalidade e pode ser fatal tanto para animais quanto para seres humanos. Por isso, é fundamental que os tutores de cães e gatos mantenham a vacinação dos animais em dia.

A primeira fase da campanha já foi realizada nas zonas urbanas de Teresina, e os tutores que não conseguiram vacinar seus animais nesses postos podem levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em qualquer dia do ano. Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Confira abaixo os postos de vacinação contra a Raiva em Teresina neste sábado (22):

Segunda fase da vacinação antirrábica acontece neste sábado (23); confira os locais - (Reprodução) Reprodução
Segunda fase da vacinação antirrábica acontece neste sábado (23); confira os locais
Segunda fase da vacinação antirrábica acontece neste sábado (23); confira os locais - (Reprodução) Reprodução
Segunda fase da vacinação antirrábica acontece neste sábado (23); confira os locais

O que é a raiva?

A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos. O vírus da raiva é transmitido principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas, mas também pode ser transmitido por arranhões ou contato com mucosas.

A doença tem um período de incubação variável, podendo levar semanas ou meses para se manifestar, mas uma vez que os sintomas aparecem — como febre, dor de cabeça, confusão, agressividade e dificuldade de deglutição — a condição geralmente é fatal.

A prevenção é feita através da vacinação em animais domésticos, como cães e gatos, além de vacinas pós-exposição para humanos que tenham sido mordidos ou expostos ao vírus.

A vacinação regular de animais é a principal forma de controle da raiva, protegendo tanto os animais quanto as pessoas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral