Entre janeiro e julho deste ano, o programa Lixo Zero, da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano, registrou a marca de 1.000 autos de infração e notificações. Segundo a ETURB, o resultado se deu após intensificação das fiscalizações.
Uma das medidas adotadas para reduzir o descarte irregular de lixo foi a fiscalização por meio de videomonitoramento. Com gravação contínua, 24 horas por dia, o sistema ajuda a identificar e registrar as infrações. O sistema será reforçado com a implantação de 30 novas câmeras em pontos estratégicos da cidade, ampliando o alcance das ações de controle e vigilância urbana.
Conforme as regras estabelecidas, os infratores podem enfrentar multas que variam de R$ 473,17 a R$ 4.731,76, dependendo do impacto ambiental causado. Os fiscais do programa estão atentos à gravidade dos delitos ambientais cometidos. O objetivo é coibir práticas que comprometem a limpeza da cidade e prejudicam o meio ambiente e a saúde pública.
De acordo com o coordenador do programa Lixo Zero, Altino Álex, denúncias anônimas ajudam a prefeitura a identificar e atuar nos pontos mais críticos da cidades. "A participação da população é fundamental. A cidade é de todos e cada atitude conta. Além das fiscalizações, temos recebido denúncias anônimas que nos ajudam a agir com mais precisão nos pontos críticos”, disse.
Denúncia sobre descarte irregular podem ser feitas por WhatsApp, por meio do telefone (86) 9 9402-3074. Segundo a ETURB, a identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.