Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina define reajuste salarial para servidores municipais; texto segue para a Câmara

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que nenhum servidor municipal receberá menos que um salário mínimo, valor este fixado em 2026 no montante de R$ 1.621.

05/02/2026 às 08h38

A Prefeitura de Teresina se prepara para conceder um reajuste salarial aos servidores municipais no patamar de 5,35%. O anúncio foi realizado pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil), no qual destacou que o reajuste salarial será linear e aplicado na data-base da categoria. O texto com a mudança salarial está sendo preparado pela gestão pública teresinense e deve ser apreciado pela Câmara de Vereadores nos próximos dias.

Teresina define reajuste salarial para servidores municipais; texto segue para a Câmara - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Teresina define reajuste salarial para servidores municipais; texto segue para a Câmara

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que nenhum servidor municipal receberá menos que um salário mínimo, valor este fixado em 2026 no montante de R$ 1.621. A medida reforça o compromisso da gestão administrativa teresinense com as distorções que algumas categorias enfrentavam, com servidores que recebiam gratificações como forma de complementação salarial para alcançar o salário mínimo.

“Está sendo preparado para a data-base. Nenhum servidor vai ganhar menos do que o salário mínimo, uma situação que existia há muitos anos e que vai acabar a partir do próximo pagamento. Além disso, distorções no pagamento de servidores com funções semelhantes serão corrigidas, garantindo que recebam de forma igual. Na data-base haverá um aumento possível, dentro da realidade fiscal, que é um reajuste linear de 5,35%”, afirmou o gestor.

Silvio Mendes argumentou ainda que em razão dos ajustes administrativos que a nova gestão estava realizando não foi possível conceder um reajuste salarial aos servidores em 2025. Com a melhora nas contas públicas, Mendes destacou que as mudanças salariais serão possíveis, porém deverão ocorrer de forma responsável.

“Gostaríamos de fazer um reajuste melhor. Então, todas as despesas vão alterar as finanças. A Prefeitura deixou de arrecadar cerca de 86 milhões de reais com o IPTU. Neste ano a gente vai fazer o reajuste salarial dos servidores com responsabilidade, sem comprometer o equilíbrio fiscal”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.