Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina

Seis empresas vão atuar na limpeza de Teresina a partir do dia 10 de setembro. Capital contará com três aterros sanitários.

25/08/2025 às 11h24

25/08/2025 às 12h21

O prefeito Silvio Mendes declarou nesta segunda-feira (25) estado de emergência na limpeza pública de Teresina. O decreto vem após seis empresas serem contratadas para assumir os serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos na capital. O estado de emergência vai permitir, segundo o gestor, que a cidade fique limpa mais rapidamente.

Prefeitura decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina - (Foto: Assis Fernandes/O Dia) Foto: Assis Fernandes/O Dia
Prefeitura decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina

Em coletiva de imprensa no Palácio da Cidade, Silvio Mendes anunciou que as seis empresas vencedoras da licitação temporária vão atuar por zona e por serviço. E em vez de um aterro sanitário, Teresina terá três. “O que for levado de capim, poda de árvore e varrição, vai para o aterro da Prefeitura. Os outros dois, nas demais zonas, são para coleta de lixo domiciliar. E em vez de uma empresa de coleta, serão duas. Tem ainda uma empresa específica para o tratamento do chorume. Vamos ter ao todo, seis empresas, e para elas vai sair mais barato do que o que se gasta hoje com limpeza pública”, explicou o prefeito.

O decreto de emergência, segundo Silvio, é necessário por questão de saúde pública. É que boa parte das doenças são causadas por acúmulo de lixo e, com o período mais quente do ano se aproximando e, posteriormente, a chuva, a preocupação são com os casos de dengue.

Com o decreto de emergência, a Prefeitura fica autorizada a contratar diretamente com a Cooperativa de Caminhoneiros para ampliar a frota de veículos que vão fazer a coleta e o transporte do lixo na capital. “Temos aqui pelo menos mais 60 caminhões, mais 60 caçambas. Quanto mais vier, melhor. Quem tiver caminhão e estiver disposto, pode chegar que será contratado. Tem dinheiro para pagar. Isso permite também pagar as cooperativas dos caminhoneiros para não deixar de pagar o trabalhar que merece receber”, finaliza o prefeito.

Silvio Mendes, prefeito de Teresina - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Silvio Mendes, prefeito de Teresina

As seis empresas vencedoras da licitação temporária vão assumir os serviços de limpeza pública plenamente a partir do dia 10 de setembro. O decreto de emergência tem vigência de 90 dias.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.