Um posto de combustíveis localizado no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina, é suspeito de fraude eletrônica, conforme identificaram fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). Durante a vistoria, foi apreendida uma placa com conectores instalada dentro de uma bomba de combustível do estabelecimento. De acordo com o órgão, caso a fraude seja confirmada, a multa pode chegar a R$ 1,5 milhão.
“Esse tipo de golpe é altamente articulado e traz para o consumidor um prejuízo enorme na hora de abastecer seu veículo. Nós vamos intensificar esse tipo de fiscalização e garantir junto às forças de segurança pública do Estado que os responsáveis sejam devidamente punidos”, explicou o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo.
Segundo o Imepi, os conectores adulteravam o comando responsável por liberar o combustível na bomba. Com essa manipulação, os consumidores pagavam por uma quantidade maior do que a realmente abastecida.
LEIA TAMBÉM
No mesmo posto, os fiscais também constataram tentativas de manipulação em outra bomba, que estava com fios soltos e apresentava medição irregular contra o consumidor. O material apreendido será encaminhado para análise no laboratório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em São Paulo.
O Imepi reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do WhatsApp da ouvidoria, no número (86) 9456-1921, ou pelo aplicativo Fala Consumidor.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.