Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Passe estudantil passa a ser recarregado pela internet; veja como fazer

O mecanismo está disponível inicialmente apenas ao público estudantil de Teresina.

04/09/2023 às 09h53

28/09/2023 às 16h35

A partir de agora, estudantes de Teresina que possuem o cartão Mais Fácil Estudantil poderão realizar a recarga de passes de forma mais rápida e prática por meio de plataforma on-line. A novidade foi confirmada ao PortalODia.com por meio da empresa Transmobi, órgão responsável por gerir o mecanismo na capital.

Clique aqui e faça a recarga do passe on-line

A recarga on-line de passes entrou em funcionamento nesta segunda-feira (4), e promete auxiliar os estudantes que utilizam do transporte público de Teresina diariamente. Inicialmente a funcionalidade está disponível apenas para o público estudantil, mas até o fim do ano deverá ser estendido para os demais usuários da capital.

Passe estudantil passa a ser recarregado pela internet - (Arquivo/ODIA) Arquivo/ODIA
Passe estudantil passa a ser recarregado pela internet

Ao O Dia, Fábio Prado, diretor-executivo da Transmobi, explicou que a novidade é opcional, onde os estudantes ainda podem realizar as recargas de forma presencial em várias zonas da cidade.

Primeiro de tudo ele deverá se dirigir ao posto-sede do Setut e fazer uma revalidação do seu chip. O cartão precisa passar por uma atualização para que possa estar apto a fazer a compra de passes de forma digital

Fábio Pradodiretor-executivo da Transmobi

A revalidação é feita de forma gratuita, onde o estudante irá atualizar o cartão Mais Fácil Estudantil como costumeiramente faz em caso de bloqueio do passe. Ainda segundo Prado, o mecanismo está em fase de testes e que inicialmente tem como forma de pagamento o Pix, meio de transação financeira do Banco Central.

Além disso, a solicitação de recarga on-line estará disponível apenas após 48 horas depois da compra, mas que deverá estar disponível de forma instantânea muito em breve.

“No sistema ele terá também a função de checar a quantidade de passes que ele tem, coisa que não tinha antes. A vantagem é que ele vai comprar da casa dele, na hora e quando quiser”, disse Fábio Prado.

Taxa de manutenção

A nova função, porém, terá um custo adicional ao estudante. De acordo com as informações, cada solicitação de recarga de forma digital terá uma taxa de manutenção de R$ 2,97.

“A taxa está em portaria da Strans. É um valor por conta do investimento feito para a usabilidade do usuário. Isso não é algo arbitrário. Foi feita uma pesquisa em várias cidades do Brasil e foi confirmado que o usuário prefere pagar um pouco a mais para ter essas novidades com facilidade. O bom é que o estudante compre mais passes para pagar menos a taxa de administração”, relatou o diretor-executivo.

Atualmente, há 14 postos de vendas do Setut para que os usuários do transporte público da capital possam realizar a compra de passes de forma presencial (clique aqui para ver a relação completa).

Com edição de Nathalia Amaral.