A falta de abastecimento de água no Parque Piauí, na zona sul de Teresina, é uma realidade que tem afetado a rotina dos moradores da região. De acordo com os relatos, a situação se agrava especialmente nos fins de semana e feriados, quando muitos moradores têm mais tempo para realizar atividades domésticas, como lavar roupas, fazer faxina e preparar alimentos, o que acaba sobrecarregando o sistema de distribuição e torna o fornecimento ainda mais escasso.
LEIA TAMBÉM
Segundo relatos, a situação é ainda mais crítica para quem mora nas partes altas do Parque Piauí. A moradora da região, Thais Alves, descreve que a falta de água, que costuma acabar por volta das 12h, e o retorno acontece apenas durante a madrugada, às vezes entre 2h e 4h. Ela explica que, quando a água retorna, é preciso aproveitar o pouco tempo disponível para encher os reservatórios, já que a situação exige organização para garantir o abastecimento por todo o dia.
"Qualquer lugar nas imediações das quadras 01, 02, 03 do Parque Piauí está enfrentando falta de água. Imagine ter que fazer toda a rotina da casa, como limpar e preparar o almoço, antes de sair para o trabalho às 6h30 da manhã? Quando conseguimos voltar ao meio-dia, às vezes temos sorte de conseguir terminar alguma coisa”, explica.
De acordo com Thais, apesar de várias tentativas de entrar em contato com a concessionária Águas de Teresina, o problema não foi resolvido. "Mandei mensagens, fiz reclamações nas redes sociais, mas nada foi feito. O retorno das autoridades é sempre o mesmo 'Estamos recebendo as reclamações', mas o problema é ignorado. Nos finais de semana, quando temos mais tempo, a água falta no restante do dia, e a gente só consegue fazer faxina pela manhã", disse a moradora do Parque Piauí.
Outro relato vem de Raimunda Craveiro, ela mora com sua imã cadeirante de 64 anos e comenta como a falta de água tem impactado a rotina de sua família devido o abastecimento irregular. "Eu lavo roupa de madrugada, porque é o único jeito. É cansativo e injusto, porque a gente paga por um serviço que não recebe e tentamos sobreviver com baldes. Minha irmã é cadeirante e a situação fica ainda mais complicada", comenta.
Nota da Águas de Teresina
A responsável pelo abastecimento da região, Águas de Teresina, foi contatada para se manifestar sobre a situação. A assessoria da empresa informou que realizará o monitoramento, nesta sexta-feira, 27, em diferentes horários e ampliará a verificação para toda a região, com o objetivo de identificar possíveis melhorias.
"É importante destacar que a população pode entrar em contato gratuitamente, 24 horas por dia, pelo telefone 0800 223 2000. Ao utilizar os canais oficiais, a comunidade contribui para que os serviços sejam realizados de forma mais ágil e eficiente", disse a concessionária em nota.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.