Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Minha Casa, Minha Vida: com déficit de 40 mil casas, Prefeitura prorroga prazo de recursos

Prazo será prorrogado apenas para os recursos feitos no site. Presencialmente, as contestações devem ser apresentadas ainda hoje (30).

30/07/2025 às 12h21

30/07/2025 às 12h21

Em razão da alta demanda de candidatos desclassificados do Minha Casa Minha Vida que pediram a interposição de recursos em Teresina, a Prefeitura decidiu prorrogar o prazo para que estes recursos sejam feitos. Quem não foi classificado e quiser contestar junto à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) terá até o próximo domingo (03) para fazer isso online pelo site.

Veja aqui como fazer o recurso online

Minha Casa, Minha Vida: com déficit de 40 mil casas, Prefeitura prorroga prazo de recursos - (Divulgação/Ministério das Cidades) Divulgação/Ministério das Cidades
Minha Casa, Minha Vida: com déficit de 40 mil casas, Prefeitura prorroga prazo de recursos

Mas atenção: apenas o prazo para os recursos online foi prorrogado. Quem for entrar recurso presencialmente deve fazer isso até as 13h30 de hoje (30) na sede da Semplan.

O anúncio foi feito pelo prefeito Silvio Mendes nesta manhã. Em entrevista coletiva, o gestor reconheceu que a demanda do Minha Casa Minha Vida é alta e que a quantidade de moradias oferecidas é insuficiente para atender a todo mundo que precisa. Silvio frisou que estas limitações são impostas pelas questões financeiras junto ao Governo Federal, que é o responsável pelo programa habitacional, e disse sentir angústia por quem reivindica uma casa própria e não consegue ser atendido.

“Muita gente precisa e a gente entende. Me traz muita angústia ver essa multidão na porta da prefeitura e cobrar uma moradia. Incomoda por não podermos dar. Mas são as limitações financeiras. Os recursos presenciais, a pessoa pode vir hoje. Mas a prefeitura, considerando a quantidade de pessoas pedindo esses recursos, vai manter via online até domingo”, explicou Silvio Mendes.

Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes

Durante a manhã, uma aglomeração de pessoas se formou em frente ao Palácio da Cidade. São as que não foram classificadas na lista divulgada no começo da semana e que procuraram o poder público para contestar sua situação. Houve distribuição de senhas para organizar os atendimentos, mas, segundo os candidatos, apenas 200 foram entregues e a quantidade de gente esperando para ser atendido é muito superior.

Déficit habitacional de Teresina é de 40 mil moradias

Teresina inscreveu 136 mil pessoas para o programa Minha Casa Minha Vida. Nesta etapa, 22 mil foram selecionadas para receberem 1.008 moradias. Os números foram fornecidos pela Prefeitura. De acordo com o prefeito Silvio Mendes, a capital tem um déficit habitacional de 40 mil casas.

Para tentar diminuir isso, a pretensão é concluir em 2026 pelo menos 2.800 moradias do Minha Casa Minha Vida em Teresina. Silvio Mendes reconheceu que o número ainda está aquém da necessidade, mas reiterou que é o que pode ser feito no momento.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.