O dia começou movimentado e com tumulto na frente da Prefeitura de Teresina. Uma pequena multidão de candidatos que foram desclassificados do Minha Casa, Minha Vida se aglomeram na porta do Palácio da Cidade, pedindo para serem atendidos e entenderem os motivos de não terem conseguido uma moradia. Alguns ainda têm esperança de conseguirem ser contemplados no programa.
Hoje é o último dia para entrar com recurso para aqueles candidatos que não entraram na lista de hierarquização da Prefeitura. Os classificados foram divulgados no começo da semana e, desde então, tem havido aglomerações na sede do Executivo Municipal de pessoas não classificadas reivindicando esclarecimentos. Nesta manhã, a reportagem de O Dia esteve no Palácio da Cidade e constatou a movimentação.
De acordo com alguns candidatos, foi informado que apenas 200 senhas seriam distribuídas para atendimento, mas o número de pessoas esperando para falar com representantes da Prefeitura é bem maior. Para conseguirem um lugar na fila, algumas pessoas chegaram de madrugada e passaram a noite em frente ao Palácio da Cidade.
É o caso da autônoma Larissa Dias, que chegou em frente à Prefeitura às 3h da madrugada para ver se conseguia atendimento. Ela diz que sofreu uma injustiça ao não ser classificada para ganhar um imóvel no Minha Casa Minha Vida. “Não ganhei uma casa e preciso. Tenho dois filhos, recebo o Bolsa Família e o dinheiro só para pagar o aluguel. Às vezes eu fico sem comer para poder pagar aluguel. Estou entrando com recurso, para ver se consigo uma casa”, diz.
Outra que também amanheceu o dia em frente à Prefeitura é dona Josefa da Costa. Assim como Larissa, ela também mora de aluguel e o valor que paga mensalmente para ter um teto não tem compensado. Por isso ela se inscreveu no Minha Casa, Minha Vida e, agora, quer entender porque não foi classificada. “Cheguei cedo para pegar uma senha e ver se consigo minha casa. Tenho filho pequeno que vive gripado. A casa onde vivo tem muita poeira, tem uma lagoa no quintal, que quando chove alaga tudo. Então preciso de uma casa para morar. Não tenho condição de pagar aluguel e só recebo o Bolsa Família. Preciso de uma resposta para mim e para meu filho”, desabafa dona Josefa.
Policiais militares e guardas municipais estão na frente da Prefeitura tentando organizar a aglomeração para garantir que o máximo de gente seja atendido nesta manhã. Pelo cronograma do Minha Casa Minha Vida em Teresina, os candidatos que ficaram de fora da lista de classificados têm até as 13h30 para entrar com recurso presencialmente na sede da Semplan e online.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.