A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina prorrogou, por mais 60 dias, os trabalhos da Comissão Interinstitucional de Auditoria Operativa e de Conformidade que apura a gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) repassados à Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, mantenedora do Hospital São Marcos. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 317/2025, publicada no Diário Oficial do Município na edição dessa terça-feira (29).
A comissão foi originalmente instituída em 15 de maio deste ano, com o objetivo de realizar uma auditoria detalhada sobre a aplicação dos recursos públicos destinados à unidade hospitalar, referência no tratamento oncológico no estado. O prazo inicial para a conclusão dos trabalhos era de 60 dias, mas que poderia ser prorrogado por igual período, conforme previsto na legislação.
LEIA TAMBÉM
- FMS vai repassar R$ 2,2 milhões ao Hospital São Marcos para tratamentos oncológicos
- FMS cria comissão para auditar recursos do SUS repassados ao Hospital São Marcos
- São Marcos vai receber recursos conforme for atingindo metas de atendimento, diz prefeito
- Silvio Mendes defende nova auditoria em repasses realizados para o Hospital São Marcos
A decisão de prorrogação foi motivada por atrasos na entrega de documentos por parte do hospital auditado, além da complexidade dos processos em análise, conforme justificado pela presidente da comissão. Diante disso, a FMS considerou necessária a ampliação do prazo para garantir maior profundidade técnica na apuração e assegurar a legalidade, eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos.
Com a prorrogação, os trabalhos da comissão seguem até setembro, com foco em analisar possíveis inconformidades operacionais e financeiras na destinação e uso dos repasses do SUS.
A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, assinou a portaria que já está em vigor desde sua publicação. O resultado da auditoria será posteriormente divulgado, conforme os trâmites legais e administrativos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.