A Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) instituiu, por meio da Portaria nº 96/2025, uma Comissão Técnica Especial responsável por acompanhar, fiscalizar e emitir relatório sobre os serviços de limpeza pública executados pelo Consórcio Recicle/Aurora entre 19 de agosto e 2 de setembro de 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (7).
O trabalho da comissão servirá de base para o reconhecimento de dívida e pagamento por via indenizatória administrativa, referente à continuidade emergencial dos serviços após o término do contrato anterior.
LEIA TAMBÉM
- Teresina usará IA para detectar descarte ilegal de lixo; entenda
- CPI do Lixo é prorrogada por 60 dias na Câmara de Teresina para análise de documentos e conclusão do relatório
- Comunidade descarta lixo ao lado de escola na zona Norte de Teresina
- Catadores poderão ser incluídos no sistema de coleta de lixo de Teresina
- Site mostra dias e horários da coleta de lixo em Teresina; veja como acessar
De acordo com a portaria, o contrato nº 08/2024-SEMDUH/PMT, sub-rogado à Eturb em fevereiro deste ano, encerrou sua vigência em 18 de agosto de 2025. No entanto, diante da impossibilidade de substituição imediata da empresa contratada, a autarquia autorizou a continuidade dos serviços por mais 15 dias, de forma excepcional e temporária, a fim de evitar a paralisação da coleta e da limpeza urbana na capital.
A medida, segundo o texto, teve caráter emergencial e buscou garantir a manutenção mínima e ininterrupta de um serviço considerado essencial à salubridade e saúde pública.
A Eturb fundamenta a portaria no Decreto Municipal nº 25.885/2024, que regulamenta o processo de reconhecimento de dívida e pagamento indenizatório no âmbito da administração pública municipal.
Comissão vai emitir relatório técnico
A comissão instituída será responsável por acompanhar in loco a execução dos serviços realizados no período e verificar a conformidade técnica e operacional das atividades.
O grupo também deverá elaborar relatórios circunstanciados, com detalhes sobre locais atendidos, turnos de trabalho e quantitativos de serviços, além de apontar eventuais irregularidades e sugerir providências administrativas.
A comissão é composta por Michelly Luana de Assis Silva Noleto, coordenadora especial de Limpeza Pública, que atuará como presidente, e José Robispierre de Carvalho Leite, supervisor especial de Limpeza Pública, como membro.
A comissão servirá para comprovar a veracidade e precisão das informações prestadas, respondendo civil, administrativa e penalmente em caso de omissão ou irregularidade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.