A Fundação Wall Ferraz, em parceria com a Associação de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Social (ACIS), iniciou no sábado (29), o curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos. A aula inaugural aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, dando início à capacitação de novos profissionais para o setor de energia solar. Com 60 horas de duração, o curso está sendo ofertado em quatro zonas de Teresina e conta com a participação de 120 alunos.

Durante a abertura, o presidente da Fundação Wall Ferraz, Kleber Montezuma, ressaltou a importância da formação para atender à demanda do setor. “Nós estamos aqui lançando um curso de implantação e manutenção de placas fotovoltaicas nessa área da energia solar. Tem uma grande demanda e é uma demanda crescente na cidade de Teresina. Nós teremos 120 pessoas fazendo esse curso, um curso gratuito e será administrado por empresas da área de energia solar”, afirmou Montezuma.
Além da capacitação, a iniciativa busca facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, seja por meio da contratação por empresas especializadas ou pelo empreendedorismo. Para isso, há uma parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, que oferecerá crédito e assessoria para os alunos interessados em abrir seus próprios negócios.
O setor de energia solar tem se expandido no Brasil, e a oferta deste curso pode contribuir para a formação de profissionais aptos a atuar na área, ampliando as possibilidades de emprego e geração de renda em Teresina.
Demanda por energia solar tem crescido em todo país
Nos últimos anos, a energia solar tem se destacado como uma alternativa viável e sustentável para a geração de eletricidade. A demanda por energia solar tem crescido significativamente nos últimos anos. Isso se deve a vários fatores, incluindo a redução nos custos dos painéis solares, o aumento da conscientização sobre as mudanças climáticas, a busca por fontes de energia renováveis e o incentivo governamental em muitos países.
Além disso, a energia solar tem se mostrado uma alternativa viável tanto para grandes usinas quanto para instalações residenciais e comerciais, graças à sua capacidade de gerar eletricidade de forma limpa e sustentável. Em países como o Brasil, a energia solar tem sido uma opção crescente devido à abundância de recursos solares e à implementação de políticas de incentivo à energia renovável.

A transição para fontes de energia renováveis, como a solar, também tem sido impulsionada por compromissos globais com a redução de emissões de carbono, o que coloca a energia solar como uma parte crucial das estratégias para alcançar metas climáticas.
LEIA TAMBÉM
- Secretário de Fazenda reforça que aumento na conta de energia solar não vem do ICMS
- Energia solar: nova tecnologia promete potência mil vezes superior à atual
- Energia solar: agricultores serão beneficiados com placas fotovoltaicas para sistemas de irrigação
- Energia Solar: Piauí e mais 10 estados correm risco de apagão por sobrecarga na rede elétrica
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.