Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em solenidade na Câmara, prefeito Silvio Mendes exalta Teresina e defende reajuste salarial: “Foi recomendação do TCE”

Durante cerimônia em homenagem ao aniversário da capital, prefeito ressaltou qualidade de vida na cidade e rebateu críticas sobre aumento de salários, citando corte de benefícios como contrapartida

16/08/2025 às 13h50

Durante a solenidade realizada na Câmara Municipal de Teresina neste sábado (16), em comemoração aos 173 anos da capital piauiense, o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) fez um discurso em tom de orgulho e reconhecimento à cidade e à sua história administrativa.

Em solenidade na Câmara, prefeito Silvio Mendes exalta Teresina e defende reajuste salarial: “Foi recomendação do TCE” - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Em solenidade na Câmara, prefeito Silvio Mendes exalta Teresina e defende reajuste salarial: “Foi recomendação do TCE”

“Teresina é uma cidade que tem uma das maiores rendas per capita das capitais do Brasil, mas tem sim muito o que conquistar”, declarou o gestor. Segundo ele, a capital se consolidou como um bom lugar para se viver graças à tradição de boas gestões, independentemente de partidos políticos. “Sempre teve sorte com seus gestores”, completou.

Reajuste salarial

Ao comentar a polêmica em torno do aumento dos salários do prefeito, vice-prefeito, vereadores e parte dos servidores, Silvio Mendes afirmou que a medida seguiu uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A Câmara fez um decreto legislativo em abril de 2024, com a gestão passada, e teve esse reajuste. Foi aprovada pela Câmara, por unanimidade”, explicou.

O prefeito também ressaltou que a homologação do reajuste foi uma decisão tomada por respeito à legalidade do processo legislativo. “Se não fosse aprovada, eu não teria proposto. Mas já que a gente tinha percorrido esse curso e o Tribunal de Contas tinha feito a recomendação, eu assinei.”

Como forma de compensar o impacto do aumento salarial, o prefeito anunciou a renúncia ao uso de carros oficiais por parte dos gestores da administração municipal. “Nenhum membro da gestão, prefeito, vice, secretário, ninguém do quadro gestor tem carro institucional. Eu uso o meu carro, como todos os outros usam”, afirmou. Ele argumentou que o custo com aluguel de veículos seria superior ao valor do reajuste.

Reajuste para educação e valorização do servidor

Silvio Mendes também aproveitou a ocasião para destacar investimentos na área da educação. Segundo ele, os profissionais da rede municipal receberam um reajuste salarial acima da inflação, graças à destinação de recursos do Fundef. “É para ter até, no mínimo, 70% desse recurso dado para o servidor. E a Prefeitura de Teresina, por achar importante, transfere mais de 90%”, ressaltou.

O discurso do prefeito buscou equilibrar a valorização dos servidores com a responsabilidade fiscal, enquanto destacava os avanços e a estabilidade administrativa da capital. Em tom otimista, Silvio encerrou sua fala reforçando a confiança no futuro de Teresina: “Tem muito o que conquistar, mas estamos no caminho certo”.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Ithyara Borges