Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CPI da limpeza pública aguarda envio de documentos da Prefeitura de Teresina para avançar investigações

Segundo Fernando Lima, a Prefeitura tem colaborado com os trabalhos da CPI, mas o volume de informações requisitadas exige tempo.

22/07/2025 às 12h14

22/07/2025 às 12h14

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal que investiga a execução dos contratos de limpeza pública em Teresina aguarda o envio de documentos por parte da Prefeitura para dar continuidade às apurações. O presidente da CPI, vereador Fernando Lima (PDT), afirmou que a comissão já se reuniu com representantes da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), incluindo o presidente da pasta, além das diretorias técnica e administrativa.

CPI da limpeza pública aguarda envio de documentos da Prefeitura de Teresina para avançar investigações - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
CPI da limpeza pública aguarda envio de documentos da Prefeitura de Teresina para avançar investigações

Ao O Dia, o parlamentar reforçou que a CPI foi instaurada diante da paralisação no serviço de coleta de lixo na capital, situação que acendeu o alerta dos vereadores.

“A gente está aguardando chegar a documentação que solicitamos da Prefeitura. Eles pediram um prazo maior para mandar a documentação. Ficou acertado o prazo do dia 5 de agosto, justamente o dia que a gente retorna as atividades aqui na Casa, para que fosse encaminhada a documentação, para que a gente pudesse analisar. No momento estamos aguardando a documentação solicitada”, explicou.

Segundo Fernando Lima, a Prefeitura tem colaborado com os trabalhos da CPI, mas o volume de informações requisitadas exige tempo.

“A Prefeitura tem colaborado. A comissão entende essa dificuldade, porque realmente foi pedido muito documento. São documentos de 2017 até 2025. Então, a gente pediu escaneado, tem que dar o tempo para que as pessoas possam escanear e é realmente algo suscetível de um prazo maior”, ressaltou.

O vereador também comentou sobre a natureza da investigação.

“O objeto da CPI é investigar possíveis irregularidades em contratos emergenciais. Eu acho que isso não é um caso da gente investigar em CPI, não. Se o prefeito acha que tem, eu acredito na justiça piauiense. Se está tomando essas decisões porque realmente há uma preocupação com esse serviço, uma preocupação que a CPI tem também. No momento em que houve, houve uma preocupação da CPI justamente por conta do serviço que havia parado e a gente não pode ficar sem a coleta de lixo na cidade de Teresina”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.