Alunos, professores e funcionários do CMEI Maria Augusta de Jesus e na Escola Municipal Lunalva Costa, no bairro Dirceu II, viveram momentos de tensão durante a forte chuva, na tarde desta última quarta-feira (19). A água subiu rapidamente e invadiu a escola, deixando as pessoas que estavam na unidade escolar ilhadas. A força da água estava tão grande que estava prestes a arrastar os veículos dos funcionários da Escola Lunalva Costa. Pelo menos quatro pessoas tiveram que "segurar" um carro e uma motocicleta para não serem levados pela correnteza.
LEIA TAMBÉM

Apesar do incidente desta quarta, a direção do CMEI Maria Augusta de Jesus afirma que a situação não é nova. Sempre durante o período chuvoso o problema se repete. Há dois anos, o muro da escola veio a baixo por conta da força das chuvas. "Na chuva de 2023, a chuva veio e levou o muro. E a situação piorou porque o acúmulo de água aumenta. A gente espera uma tomada de providência com relação a essa galeria, porque enquanto não for feita essa galeria aqui atrás, não vai ser resolvida nossa situação. A gente tem esse terreno enorme, mas não tem como fazer nada. Se fizer um parquinho aqui, a chuva leva. Se fizer um calçamento,a água leva”, disse a diretora Socorro Cavalcante.
Além da inundação do terreno da escola, a água traz ainda o risco de queda de árvores, e traz galhos e até cobras. A diretora afirma que uma galeria resolveria o problema. “A água vem de longe, então ela precisa ser liberada nessa galeria. A gente espera em Deus que um dia essa tomada de decisão e essa galeria seja feita, porque é muita água gente, é muita água”, disse Socorro Cavalcante.
Confira o vídeo:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
O que diz a SEMEC?
Por meio de nota, a SEMEC disse que o acúmulo de água próximo à escola se agravou devido a uma obra do Governo do Estado, na qual foi construído um muro de contenção de concreto para o metrô, o que interferiu no sistema de drenagem das águas pluviais da região. A SDU Sudeste informou ao O Dia que vai analisar se, de fato, as obras estão atrapalhando a drenagem na região.
NOTA DA SEMEC NA ÍNTEGRA
A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) informa que, devido a uma obra de infraestrutura em realização pelo Governo do Estado do Piauí, na qual foi construído um muro de contenção de concreto para o metrô, houve uma interferência no sistema de drenagem das águas pluviais da região. Como consequência, o escoamento da água foi prejudicado, resultando em alagamentos no entorno da escola municipal Lunalva Costa, na zona sudeste.
Na tarde de ontem, as crianças que estavam no local ficaram temporariamente ilhadas até as 18h, com a água impedindo o fluxo de saída. Mas que todas estão bem e após o escoamento das águas seguiram para suas casas.
NOTA DA SDU SUDESTE NA ÍNTEGRA
A SDU Sudeste informou que acompanhará de perto o problema de alagamento na escola e adotará as medidas necessárias para identificar suas causas.
Próximo ao local, há uma galeria que pode estar obstruída, possivelmente devido ao acúmulo de lixo, o que prejudica o escoamento da água. Por isso, será realizada uma vistoria para verificar essa situação. Além disso, serão analisadas eventuais obras na região que possam ter contribuído para a retenção da água, a fim de adotar as providências adequadas
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.