A escola da rede estadual, CETI Baurélio Mangabeira, em Piripiri, ao norte do Piauí, tem modificado a rotina dos alunos com música, mais precisamente o forró. Os estudantes, que desde janeiro deste ano são proibidos de utilizar os aparelhos celulares dentro das escolas, agora dividem a atenção com os estudos e se divertem dançando no intervalo das aulas.

LEIA TAMBÉM
Segundo alguns alunos, a mudança da perda do uso do celular gerou uma maior atenção nas aulas e até maior interação entre os alunos, que antes apenas se fixavam em seus mundos através da tela do celular, em que, ao tempo, a maior atração, antes o celular, agora o forró.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
O diretor da escola, Allex Lima, disse nas redes sociais da instituição que, além do intervalo animado, o colégio tem garantido cursos técnicos de inteligência artificial, além de projetos que estimulem a leitura dos alunos.
“Nós temos nos dedicado muito com o trabalho em equipe, é uma engrenagem que funciona com o meio de esforço coletivo. E temos buscado com projetos de leitura, intervalo animado, sem uso de celular, projetos de TI. Nós temos dois cursos técnicos interessantíssimos, que são os cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas e energias renováveis e também temos todo um aparato tecnológico que a SEDUC nos proporcionou”, declarou o professor e diretor.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Nos intervalos de forró, os alunos acabam disputando quem dança melhor, já tendo ocorrido premiação para a melhor dupla. Com a ação, a escola acabou modificando a frustração de retirar o celular dos alunos, atraindo-os para outras interações e vivências na escola, como a leitura.
Proibição do uso de celulares nas escolas
A Lei nº 8.563/2025, sancionada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles em janeiro deste ano, proíbe o uso de celulares, tablets e relógios inteligentes nas escolas públicas e privadas do estado, salvo para fins pedagógicos. A medida visa reduzir distrações e melhorar o desempenho dos estudantes.

Em âmbito nacional, a Lei nº 15.100/2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece restrições semelhantes, proibindo o uso de aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes da educação básica em escolas públicas e privadas durante as aulas, recreios e intervalos. A legislação busca proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.
Ambas as leis preveem exceções para o uso pedagógico, necessidades de acessibilidade e comunicação em situações excepcionais, com autorização da escola.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.