Os segurados que aguardam na fila por uma perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)poderão antecipar o atendimento neste fim de semana. O Ministério da Previdência Social realiza, nos dias 6 e 7 de dezembro, um mutirão que contará com 701 vagas distribuídas entre Teresina e Parnaíba.
A ação integra uma mobilização nacional que prevê quase 19 mil atendimentos, com mais de 13 mil já agendados em todo o país, em uma tentativa de reduzir o tempo de espera dos segurados.
LEIA TAMBÉM
No Piauí, a ação será realizado na Agência da Previdência Social Centro, em Teresina, que concentra 365 vagas, e na APS Parnaíba, que disponibiliza outras 336.
Os atendimentos ocorrerão tanto de forma presencial quanto por teleatendimento, por meio da modalidade chamada Perícia Conectada, a depender da análise técnica de cada caso e da autorização do perito responsável.
Os mutirões são realizados de forma conjunta entre a Perícia Médica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social. O objetivo é garantir mais agilidade na análise dos benefícios. A iniciativa integra o esforço contínuo para reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento à população.
Como antecipar a perícia no mutirão
Os segurados que desejarem antecipar suas perícias podem entrar em contato pelos canais oficias de atendimento. É possível antecipar a perícia por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o Meu INSS, disponível pelo site e pelo aplicativo para celular.
Após a confirmação do agendamento, é fundamental que o segurado compareça à agência indicada no dia e horário marcados, levando documentos pessoais e laudos médicos atualizados que possam auxiliar na análise do pedido. A ausência no horário previsto pode implicar a perda da vaga, que será destinada a outro requerente.
Os atendimentos poderão ser remotos ou presenciais. Na forma remota, a privacidade e o sigilo do atendimento pericial são inegociáveis, se mantendo também a autonomia do perito de decidir a modalidade do atendimento.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.