É visando à democratização ao acesso ao livro, à informação e à educação, enriquecendo bibliotecas, feiras, lares e tantos outros espaços que foi criado o Dia Internacional da Doação do Livro, celebrado em 14 de fevereiro. Apaixonada por livros, a professora e contadora Araceli Alves (56) não somente gosta de lê-los, mas também de compartilhá-los com outras pessoas. Graduada em Letras Português e Ciências Contábeis, e Mestre em Estudos Literários, ela já doou centenas de livros. O número exato de exemplares é incerto, mas de vidas mudadas, essas são muitas.
Sua relação com a leitura e com os livros começou ainda na infância e, por ser filha única, encontrava nos livros a companhia ideal para passar seu tempo. A biblioteca era seu lugar favorito, e aos 13 anos, Araceli já tinha lido livros de Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Cecília Meireles, entre outros. Ao longo dos anos, ela foi construindo seu acervo pessoal.

E foi após a pandemia da covid-19, que a professora decidiu criar o Sebo Literário Livrilusaopi. “Quando vimos que o interesse pela leitura foi o que ‘salvou’ muita gente no período de ‘reclusão’, tive a ideia de criar o sebo. Na minha concepção, todos aqueles livros poderiam ser mais úteis se realmente circulassem. Pelo sebo circulam vários tipos de livros, exceto os didáticos, de ensino fundamental e médio, mas de ensino superior, voltados para Letras, Ciências Sociais e Filosofia, também temos”, comentou.
Além de comprar seus livros em sebos, Araceli Alves também recebe doações. Contudo, esses exemplares não são vendidos, mas, sim, doados. Os destinos são os mais diversos, desde bibliotecas públicas a penitenciárias. O destino não é necessariamente o mais importante, mas o ato de compartilhar o conhecimento e formar novos leitores.
Faço doações, não só dos meus, como também dos livros que recebo em doação. Desde que criei o sebo, faço doações, afinal, o conhecimento é para ser compartilhado. Sou sempre procurada por pessoas que têm livros para doar, mas muitas vezes não sabem como nem para onde fazer, então recebo e me encarrego de doá-los
Nas penitenciárias piauienses há projetos de leitura com os apenados, como na Cadeia Pública de Altos. Para lá, Araceli Alves chegou a doar 60 livros. Os exemplares passaram por uma curadoria criteriosa, para que não chegasse até os presos romances policiais, narrativas ou biografias com temáticas de violência.
Mas a professora também já doou cerca de 250 livros para a biblioteca do município de Luzilândia, e outros 200 exemplares para outra biblioteca na cidade de Bom Jesus. Em dezembro de 2024, Araceli entregou aproximadamente 100 livros à Biblioteca Cromwell de Carvalho.
“Democratizar o acesso aos livros é fundamental no processo de formação de leitores, principalmente nas periferias e cidades do interior, onde a renda da população na maioria das vezes não dá para adquirir livros. Acredito que só o conhecimento e a leitura podem transformar vidas! Tenho inclusive tatuada a frase ‘Ler Transforma’, e digo sempre isso aos meus alunos”, concluiu a professora e contadora Araceli Alves.
Bibliotecas municipais de Teresina
Atualmente, a cidade de Teresina conta com nove bibliotecas municipais, localizadas em diversas regiões da capital. Caso alguém tenha interesse em fazer doações de livros, basta entrar em contato através dos telefones e endereços abaixo.
- Biblioteca Municipal Fontes Ibiapina, R. Minas Gerais, 333, Matadouro. (86) 3215-7823
- Biblioteca Carlos Castelo Branco / Casa da Cultura Dona Carlotinha;
- Biblioteca Pública Municipal da Costa e Silva, R. Monteiro Lobato, Parque Alvorada, 1226. (86) 3215-9230
- Biblioteca Pública Municipal H. Dobal, R. Rotary Club, Satélite. (86) 3215-7910
- Biblioteca Municipal São João, São João, 576. (86) 3215-7871
- Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves, R. Coelho Rodrigues, 954, Centro Sul. (86) 3215-7815
- Biblioteca de Artes Prof. Raimundo Wall Ferraz
- Biblioteca Zilma Gomes F. de Moraes - CEU/Sul, R. José de Miguel Hadad, Porto Alegre. (86) 3219-2440
- Biblioteca Francisca das Chagas de C. Costa - CEU/norte, Av. Min. Sérgio Mota, Parque Ideal. (86) 3226-3602
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.