A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, foi ameaçada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste domingo (04). O presidente norte-americano disse que a venezuelana “pagará um preço muito alto” se não “fizer o que é certo”.
As ameaças foram feitas durante entrevista a uma revista americana, após Delcy Rodríguez afirmar que a Venezuela iria defender seus recursos naturais. Anteriormente, Trump havia elogiado a vice-presidente, depois que as forças norte-americanas capturaram Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, em Caracas, no último sábado (03).
Horas após a prisão de Maduro, Trump afirmou que o governo norte-americano vai administrar o país latino-americano, a partir de agora, até que se possa fazer uma transição de poder.
"Vamos administrar o país até que possamos realizar uma transição segura, adequada e criteriosa. Não queremos nos envolver em colocar outra pessoa no poder e acabar na mesma situação que tivemos por um longo período de anos", disse o norte-americano.
Pouco antes de iniciar a declaração, Trump publicou uma suposta foto de Nicolás Maduro, em que o venezuelano aparece com os olhos cobertos por óculos escuros. A foto foi postada por Trump em sua rede Truth Social, com a descrição de que Maduro estaria a bordo do USS Iwo Jima, em referência ao navio militar norte-americano para o qual teria sido transferido.
Acusações
O presidente dos EUA, que justificou a invasão com acusações de narcotráfico por parte do governo Maduro, embora sem provas, também deixou claro que o setor petrolífero venezuelano, que possui as maiores reservas conhecidas do planeta, passará a ser controlado por empresas norte-americanas. E ameaçou com uma segunda onda de ataques caso haja resistência do país.
“Eles estavam produzindo quase nada em comparação com o que poderiam estar produzindo e com o que poderia ter acontecido. Vamos levar nossas grandes empresas petrolíferas dos Estados Unidos — as maiores do mundo — para investir bilhões de dólares, consertar a infraestrutura gravemente danificada, a infraestrutura de petróleo, e começar a gerar dinheiro para o país", disse.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.