Na abertura da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada na noite deste sábado (6), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) — que completa 20 anos de existência este ano — foi fundamental para retirar o Brasil do Mapa da Fome.
“O SUAS foi fundamental para tirar o Brasil do Mapa da Fome e para alcançar os menores índices de extrema pobreza e desigualdade social da nossa história. Ainda temos desafios, mas o país está avançando graças ao trabalho diário do SUAS”, afirmou Wellington Dias.
LEIA TAMBÉM
O ministro relembrou que a construção da rede SUAS ocorreu enquanto exercia seu primeiro mandato como governador do Piauí. “Em 2003, na quarta conferência do SUAS, eu estava lá como governador do Piauí. Em 2005, quando o Sistema foi instituído em lei, também estive presente. E agora estou aqui, ao lado de todos que formularam e seguem batalhando pelo SUAS”, disse.
Wellington Dias ressaltou ainda a importância da mobilização pela aprovação da PEC 383, que estabelece percentuais mínimos de financiamento para a assistência social na União, fortalecendo a sustentabilidade da política a longo prazo. Segundo ele, é preciso transformar a proposta em realidade.
A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que celebra os 20 anos do SUAS, ocorre até a próxima terça-feira (9) e tem como propósito avaliar a Política Nacional de Assistência Social, definir diretrizes para o aprimoramento do sistema e estabelecer as prioridades para o III Plano Decenal de Assistência Social. O evento também celebra os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.