Com a prorrogação do Feirão Limpa Nome até o dia 19 de dezembro, a Serasa emitiu um alerta sobre o crescimento de tentativas de fraudes financeiras envolvendo o nome da empresa. Segundo a instituição, criminosos estão se aproveitando do aumento na procura por renegociação de dívidas para se passar pela Serasa e oferecer falsos descontos exclusivos por tempo limitado.
De acordo com a empresa, cerca de quatro milhões de consumidores já buscaram o Feirão Limpa Nome para quitar pendências financeiras. Nesse cenário, os golpistas entram em contato com as vítimas solicitando dados pessoais e encaminhando boletos adulterados ou chaves Pix falsas para pagamento.
As tentativas de golpe ocorrem por diversos canais, incluindo e-mail, WhatsApp, anúncios em sites e aplicativos, redes sociais, mecanismos de busca e mensagens de SMS. A Serasa destaca que essas abordagens não fazem parte de seus procedimentos oficiais.
Levantamentos da própria Serasa indicam que os idosos são os principais alvos das fraudes. Quatro em cada dez já foram vítimas de golpes financeiros, e quase metade desse público relatou ter sofrido ao menos uma tentativa recente. Entre as pessoas que caíram em golpes, oito em cada dez tiveram prejuízo financeiro, sendo que, em mais da metade dos casos, as perdas superaram mil reais.
A empresa reforça que não solicita depósitos em contas de pessoas físicas nem cobra taxas antecipadas para liberar descontos ou renegociar dívidas. Toda negociação deve ser realizada exclusivamente pelos canais oficiais da Serasa.
Para ampliar a proteção aos consumidores, a Serasa criou a “Central Serasa” dentro do serviço SOS Golpe, ferramenta que permite a denúncia rápida de tentativas ou ocorrências de fraudes financeiras. O serviço está disponível no endereço eletrônico central.sosgolpe.com.br/serasa/.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.