Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto busca voluntários para triagem de doações no Aeroporto de Teresina

Algumas das roupas doadas não estão em bom estado e precisam ser separadas

09/05/2024 às 11h45

Desde de o inicio da tragédia que ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, vários estados começaram a ajudar de todas as formas, e aqui no Piauí não foi diferente. Vários projetos foram desenvolvidos como um ato de solidariedade às famílias que perderam tudo que tinham com a tragédia ambiental. Um desses projetos é o Voluntários do Aeroporto, onde é desenvolvida uma ação para ajudar na triagem das doações deixadas no local.

Após uma visita para deixar doações no aeroporto, a maquiadora Tatyla Vilaço e a médica Ingrid Resende foram informadas que muitas dessas doações não estavam sendo despachadas por falta de triagem, foi então que ambas se solidarizaram com a situação e, para ajudar, se juntaram, divulgaram e criaram um grupo para organizar pessoas para realizar, voluntariamente, a triagem das doações e seus respectivos turnos de ação.

Projeto busca voluntários para triagem de doações que chegam ao Aeroporto de Teresina - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Projeto busca voluntários para triagem de doações que chegam ao Aeroporto de Teresina

Em entrevista ao O Dia, Tatyla Vilaço informou que muitas doações estão indo em condições ruins, onde é necessário a separação das peças que estão em bom estado. Algumas precisam passar por um processo de curadoria, para serem levadas para lavagem e/ou restauração, e, após isto, serem voltarem para o aeroporto para o empacotamento e despacho correto.

Os itens que não são possíveis as restaurações estão sendo separados e destinados para outros lugares.

A maquiadora explica que estão precisando de mais voluntários para que essas doações sejam enviadas cada vez mais rápido para o estado do Rio Grande do Sul, já que o recebimento de doações acontece diariamente.

Doações não estavam sendo despachadas por falta de triagem - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Doações não estavam sendo despachadas por falta de triagem

Ela completa que a quantidade ideal de voluntários seria por volta de oito pessoas por turno, sendo divididos por manhã, tarde e noite. Além disso, Tatyla ainda afirma que os itens que estão mais precisando são galões de água, roupas íntimas e roupas de frio, assim como caixas e sacos plásticos para o empacotamento das doações

A ação voluntária de curadoria das doações, no momento, está ocorrendo somente no Aeroporto, mas já estão sendo organizados outros pontos de coletas para que a triagem seja feita com mais agilidade.

Projeto precisa de voluntários para fazer a triagem das doações - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Projeto precisa de voluntários para fazer a triagem das doações

Veja onde deixar doações em Teresina para as vítimas do Rio Grande do Sul

Diversos órgãos e a sociedade civil estão unidos para arrecadar donativos que serão doadas as famílias que perderam tudo devido às chuvas. Com a tragédia, mais de 900 pessoas foram afetadas. Em Teresina, entes como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Aeroporto de Teresina e os Correios, OAB-PI e Legião da Boa Vontade (LBV) estão disponibilizando pontos de coleta.

Caio Angelo Bastos, especial para O DIA