Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Matuê, chefe do tráfico da Gardênia, é morto durante confronto com a polícia

Após a morte de Matuê, grupos atearam fogo a barricadas em uma estrada que dá acesso à Chacrinha

09/10/2025 às 14h25

Morreu na manhã desta quinta-feira (9), durante um confronto com a polícia, Ygor Freitas de Andrade, o Matuê, apontado como chefe do tráfico da Gardênia Azul e da Chacrinha. Outros dois homens também foram mortos. O cerco ocorreu na comunidade Chacrinha, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Matuê, chefe do tráfico da Gardênia, é morto durante confronto com a polícia - (Reprodução) Reprodução
Matuê, chefe do tráfico da Gardênia, é morto durante confronto com a polícia

O confronto ocorreu durante a Operação Contenção, que teve como objetivo combater o avanço do Comando Vermelho no estado. Matuê foi encontrado nesta quinta-feira em uma área de mangue após buscas que duraram semanas.

Ele era considerado um dos principais articuladores da expansão da facção criminosa na zona Oeste do Rio e respondia por homicídio qualificado, tráfico de drogas e associação criminosa.

O chefe da Polícia Civil, secretário Felipe Curi, detalhou como ocorreu a abordagem.

“Essa foi mais uma Operação Contenção. Estávamos monitorando esse marginal há muito tempo. Hoje, foi feita uma operação cirúrgica para capturá-lo. No momento da abordagem, ele e os seguranças reagiram e foram neutralizados. Essa é mais uma resposta pela morte do nosso policial da Core, o José Lourenço, tendo em vista que ele é o principal suspeito de ter participado do confronto que o vitimou”, explicou Curi.

Após a morte de Matuê, grupos atearam fogo a barricadas em uma estrada que dá acesso à Chacrinha.

Durante a operação, 98 indivíduos já foram presos, 10 mortos, 273 armas apreendidas, quase R$ 200 mil em espécie apreendidos, além da apreensão de mais de 100 kg de drogas e R$ 6 bilhões de ativos bloqueados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Ithyara Borges