Durante todo o mês de setembro é dada uma atenção ainda maior à campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção à automutilação e ao suicídio. Em Teresina, o ambulatório Provida realizou, de janeiro a agosto de 2025, 3.341 atendimentos, o que corresponde a cerca de 417 atendimentos por mês.
LEIA TAMBÉM
O ambulatório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é especializado no acolhimento de pessoas que enfrentaram tentativas de suicídio. O serviço também disponibilizou o novo número de WhatsApp (86) 99577-1567 para esclarecimento de dúvidas e orientações à população.
O Provida fica localizado na Rua Álvaro Mendes, nº 1557, Centro-Sul de Teresina, nas proximidades da Praça da Igreja São Benedito, e oferece atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.
“Contamos com uma equipe formada por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. As pessoas que apresentam comportamento suicida podem procurar o ambulatório e serão acolhidos com respeito e escuta qualificada”, afirma o coordenador do Provida, Thiago Pires.
Thiago Pires reforça a importância da abordagem científica e humanizada. “Todos podem contribuir com a prevenção ao suicídio, desde que tenha conhecimento sobre o assunto. Sabemos que a escuta ativa, o acolhimento sem julgamentos e o acesso ao tratamento psicológico e psiquiátrico são fundamentais. Aqui, no Provida, cada atendimento que realizamos é uma oportunidade de reconstrução da vida. E isso só é possível quando a sociedade entende que pedir apoio é um ato de coragem, não de fraqueza”, conclui.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.