A Prefeitura de Teresina entregou o primeiro carro de banho móvel em 2026 destinado ao atendimento da população em situação de rua, iniciativa que integra as ações da política municipal de assistência social. Ao todo, a cidade de Teresina possui 747 moradores em situação de rua, conforme dados da gestão teresinense, sendo que desse total 14% são de pessoas do sexo feminino.
O veículo irá atender todas as zonas da capital de forma itinerante, conforme a concentração dessa população em cada região. A entrega do veículo adaptado ocorreu nesta terça-feira (13) no Palácio da Cidade, sede do Poder Executivo municipal.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o secretário-executivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Douglas Cipriano, o atendimento será organizado com base em levantamento de campo realizado pelas equipes da assistência social. Atualmente, o município possui dados consolidados sobre a população em situação de rua, o que permitirá maior precisão na execução do serviço.
“Esse é o primeiro de dois veículos que irão atender todas as zonas de Teresina, sem distinção. O atendimento será semanal e cada pessoa que tomar banho receberá um kit com roupas e itens de higiene. Também vamos iniciar, a partir do dia 19, a oferta de jantar diário para essa população”, explicou o gestor.
O carro de banho foi adaptado a partir de uma ambulância cedida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). O investimento foi de aproximadamente R$ 35 mil, aplicado em adequações hidráulicas, elétricas e estruturais.
A expectativa da Prefeitura de Teresina é que o segundo carro de banho seja entregue até o final de fevereiro ou início de março, ampliando o alcance do atendimento em todas as regiões da capital.
Ao destacar o alcance social da iniciativa, o prefeito Silvio Mendes afirmou que a ação busca garantir dignidade à população mais vulnerável da cidade.
“Concluímos o cadastro e Teresina tem 747 moradores de rua, sendo 14% mulheres. Vamos garantir que o banheiro vá até onde eles estejam, uma refeição diária, atendimento com médico e enfermeiro e o reforço da saúde mental. É um problema grande e difícil, mas precisamos devolver dignidade a quem mais sofre”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.