Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oito estados brasileiros registram apagão durante a madrugada

Usuários das redes sociais relataram apagões em ao menos oito Estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

14/10/2025 às 08h20

Vários Estados brasileiros enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira, 14. Usuários das redes sociais relataram apagões em ao menos oito Estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

Oito estados brasileiros registram apagão durante a madrugada - (Marcello Casal Jr./Agência Brasil) Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Oito estados brasileiros registram apagão durante a madrugada

Os efeitos foram distintos: enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras houve interrupção total do serviço por até 20 minutos.

No Amazonas, a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma "perturbação" no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. De acordo com a concessionária, a interrupção começou às 0h09 e foi resolvida por volta das 0h25.

Aneel vai realizar hoje (14) inspeção na subestação afetada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que uma equipe de fiscalização se deslocará ainda hoje para realizar inspeção in loco na subestação que teria causado o apagão que afetou parte do País nesta madrugada.

A agência reguladora informou ainda que averiguará as causas da interrupção e que serão instaurados processos de fiscalização para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos. Ofícios foram enviados para as empresas envolvidas na ocorrência. A Aneel não detalhou as companhias que foram notificadas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, porém, atribuiu a estrutura à Eletrobras. Procurada, a companhia ainda não se manifestou.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que o evento foi desencadeado por um incêndio na subestação de Bateias, no Paraná. A Aneel reiterou ainda que todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram reestabelecidas em até 1h30 da interrupção e as cargas da região Sul retornaram 2h30 após a ocorrência, que se deu às 0h32.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.