O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), afirmou que a Prefeitura está na fase final de preparação para lançar um conjunto de editais de licitação voltados à administração da limpeza pública, coleta de lixo e destinação de resíduos sólidos na capital. Segundo ele, o objetivo da licitação definitiva é reorganizar o setor e evitar possíveis desvios de recursos públicos. A declaração foi dada em entrevista ao PortalODia.com.
De acordo com apuração do O Dia, pelo menos quatro editais devem ser publicados. Eles contemplam a coleta domiciliar de resíduos, os serviços de limpeza pública, como capina e varrição, a operação do aterro sanitário e o tratamento do chorume.
LEIA TAMBÉM
- Greve da limpeza pública de Teresina é encerrada após empresa quitar pendências com trabalhadores
- Trabalhadores da limpeza encerram paralisação e coleta de lixo é retomada em Teresina
- Licitações da limpeza pública de Teresina devem ser lançadas até o fim de dezembro, confirma Pedro Alcântara
- Licitação definitiva da limpeza em Teresina depende do cumprimento de exigências do TCE
- Eturb reconhece dívida de mais de R$ 2 milhões com consórcio de limpeza em Teresina
“A licitação definitiva é uma coisa muito complexa, [está sendo feita] para não roubarem. Essa licitação duradoura, que há mais de 15 anos não se faz, nós vamos fazer. Ela tem cinco vieses, cinco componentes: o da coleta, com duas empresas; a capina e varrição; o tratamento do chorume; e os três aterros sanitários”, explicou o prefeito.
Ao comentar sobre possíveis irregularidades envolvendo a antiga empresa responsável pelos serviços, a Recicle/Aurora, Silvio Mendes relatou problemas na gestão anterior.
“Nós dissemos que para não pagar a empresa ruim que era. Ele [diretor da Recicle/Aurora] conseguiu que a Justiça do Trabalho pagasse. Foi o que aconteceu? Ele não pagou os garis e foi embora. Quem é que vai pagar? Foi o que aconteceu”, afirmou.
A reportagem de O Dia entrou em contato com a empresa Recicle/Aurora, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Trâmites finais dos editais
Segundo o prefeito, os trabalhos de elaboração, revisão e publicação dos editais estão sob responsabilidade do presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Vicente Moreira, que deve divulgar os documentos nos próximos dias.
A expectativa é de que a contratação dos serviços ultrapasse R$ 5 bilhões ao longo de cinco anos.
“Eu pedi para o Vicente, que é o que está fazendo a licitação definitiva, que ele lance o edital, ele pode lançar porque já tem algumas, mais da metade já está já está pronta e deixa o último que é da coleta para janeiro, não tem problema. A gente vai fazer melhor e mais barato”, declarou.
Questionado sobre o relatório final da CPI do Lixo, instalada na Câmara Municipal de Teresina, Silvio Mendes afirmou que não leu o documento e que não pretende lê-lo, argumentando que o resultado esperado já está em andamento.
“A licitação definitiva está sendo feita. Nós não estamos brincando de governar Teresina. Estamos cuidando da cidade com o tanto que ela merece. Nós nos dedicamos a isso”, concluiu o prefeito.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.