Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto propõe café da manhã para garis antes do trabalho em Teresina

Indicativo de lei busca garantir alimentação a trabalhadores da limpeza pública e será analisado pela Prefeitura

09/02/2026 às 16h13

Os trabalhadores da limpeza pública de Teresina, conhecidos popularmente como garis, poderão passar a ter direito ao café da manhã nas empresas prestadoras de serviço na capital antes de iniciar a jornada de trabalho. O indicativo de lei foi enviado pela vereadora Teresinha Medeiros (MDB) para análise da Câmara Municipal e, se aprovado, será encaminhado ao prefeito Silvio Mendes (União Brasil)

Trabalhadores da limpeza pública poderão ter café da manhã garantido nas empresas antes do início da jornada de trabalho.  - (Reprodução/ PMT) Reprodução/ PMT
Trabalhadores da limpeza pública poderão ter café da manhã garantido nas empresas antes do início da jornada de trabalho.

A proposta surge em meio a um histórico recente de paralisações da categoria, que se intensificaram no ano passado por conta de dificuldades com empresas privadas responsáveis pelo serviço, incluindo atrasos salariais e de benefícios. Com a situação existe à expectativa da conclusão da nova licitação da Prefeitura de Teresina para reorganizar a coleta de lixo na cidade.

Segundo a autora do indicativo, muitos trabalhadores saem de casa ainda de madrugada e, por precisarem chegar cedo às empresas, acabam iniciando o expediente sem se alimentar. A vereadora argumenta que a medida pode impactar diretamente no rendimento e na saúde dos profissionais, cuja atividade exige esforço físico constante.

Teresinha Medeiros é a autora da proposta.  - (Anteron Costa / O DIA) Anteron Costa / O DIA
Teresinha Medeiros é a autora da proposta.

“A gente sabe que uma pessoa bem alimentada, que está contida na lei alimentar, produz muito mais para a empresa ou para o serviço, com aquele que vai sem a sua condição alimentar satisfatória”, declarou.

A vereadora afirmou ainda que já tratou do tema com o prefeito Silvio Mendes, que teria demonstrado abertura para discutir a proposta. Caso o Executivo concorde com a iniciativa, o texto deve retornar à Câmara Municipal para tramitação e possível transformação em lei.

“Acreditamos que pela sensibilidade dele, vai acatar e conversar para tentar apoiar esse projeto, porque ele sabe da necessidade do nosso povo mais simples e mais humilde", defendeu.