Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Minha Casa, Minha Vida: Prefeitura projeta construção de 10 mil residências em Teresina em 2026

No ano passado, a capital recebeu 1.068 novos empreendimentos do programa habitacional.

19/02/2026 às 13h00

A Prefeitura de Teresina fez nesta quinta (19) uma projeção da amplitude do programa Minha Casa, Minha Vida na capital. A ideia é que a cidade receba em 2026 cerca de 10 mil residências do programa em 2026. A informação foi compartilhada pelo prefeito Silvio Mendes (UB) durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia”.

Minha Casa, Minha Vida: Prefeitura estima construção de 10 mil residências em Teresina em 2026 - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Minha Casa, Minha Vida: Prefeitura estima construção de 10 mil residências em Teresina em 2026

As 10 mil residências estimadas pela PMT equivalem a dez vezes mais a quantidade que foi construída na cidade em 2025 pelo Minha Casa, Minha Vida. No ano passado, a capital construiu 1.068 novos empreendimentos do programa. Essa ampliação deve vir atrelada à desistência de algumas cidades brasileiras em participar do MCMV.

“Muitos municípios desistem dos empreendimentos por diversos motivos e nós temos que aproveitar isso a nosso favor para construirmos mais casa aqui. Nosso déficit habitacional ainda é muito grande e precisa ser sanado. É uma luta permanente para dar moradia digna àqueles que mais precisam”, disse Silvio Mendes.

Silvio Mendes, prefeito de Teresina - (Jailson Soares/PMT) Jailson Soares/PMT
Silvio Mendes, prefeito de Teresina

Vale lembrar que os empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida são construídos com recursos do Governo Federal, com aprovação e financiamento da Caixa Econômica. O cadastro e seleção dos participantes são feitos pelas prefeituras, que é quem entrega as casas.

A Prefeitura montou uma equipe com dez arquitetos e engenheiros para fazer os projetos e facilitar a construção de conjuntos habitacionais para a população de baixa renda a ser contemplada pelo MCMV. Hoje, o déficit habitacional de Teresina chega a 40 mil.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.