Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Silvio Mendes diz não entender articulação do Progressistas para saída de secretário na prefeitura

Prefeito afirma que concordou com arranjo político envolvendo Bessah Sá e permanência de Dogim Felix na Alepi

19/02/2026 às 18h28

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), declarou nesta quinta-feira (19) que não compreendeu uma articulação realizada dentro do Progressistas para a saída de um de seus secretários, Bessah Sá (PP), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que retornou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para ceder espaço na Casa para Dogim Felix (PP). Ainda assim, segundo o gestor, houve concordância com a decisão.

Silvio Mendes afirma não ter entendi a articulação feita dentro do Progressistas.  - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Silvio Mendes afirma não ter entendi a articulação feita dentro do Progressistas.

De acordo com Silvio Mendes, Bessah Sá deve retornar posteriormente ao comando da pasta ambiental. A movimentação, segundo ele, teria como finalidade permitir a permanência do deputado Dogim Felix (PP) na Alepi, embora o prefeito afirme não ter entendido plenamente o arranjo político construído pelo partido.

“Isso é uma articulação política que eu nem entendi direito, mas é pra poder permitir que o deputado Dogim permaneça na Assembleia. O Bessáh vai voltar. É só uma arrumação que eu não entendi direito, mas concordei”, disse o prefeito.

Silvio Mendes também afirmou não saber se Bessah Sá será candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa e reforçou que não interfere em decisões individuais dos integrantes da gestão. “Na Prefeitura, cada um decide se quer ser candidato ou não. Eu não vou interferir no desejo nem na vontade de quem quer que seja”, declarou.

Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a desincompatibilização de ocupantes de cargos no Executivo deve ocorrer seis meses antes das eleições de 4 de outubro, o que fixaria o prazo em 3 de abril para eventual afastamento da Secretaria de Meio Ambiente. Nos bastidores, a expectativa é que Bessah Sá dispute a reeleição para a Alepi. Outro nome da gestão municipal, o secretário de Educação Ismael Silva, também é apontado como possível candidato neste ano..


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.