A cidade de Teresina está próxima de confirmar a chegada de 90 novos ônibus para reforçar o sistema de transporte público. A informação foi confirmada pelo vereador Pedro Alcântara (Progressistas), vice-líder do prefeito Silvio Mendes na Câmara Municipal. Segundo ele, o acordo deve ser formalizado nesta quinta-feira (27), às 15h, durante uma reunião conjunta entre o Executivo Municipal e representantes do BNDES e do Ministério das Cidades, no Palácio da Cidade.
O encontro estava inicialmente previsto para a semana passada, mas precisou ser adiado devido a conflitos de agenda. Agora, com a data confirmada, a expectativa é de que o contrato seja finalmente assinado.
LEIA TAMBÉM
Ao PortalODia.com nesta terça-feira (25), Pedro Alcântara detalhou que o BNDES está repassando R$ 1,3 bilhão para a Prefeitura de Teresina e para o Governo do Estado, recurso destinado à compra dos novos ônibus e à expansão do metrô da capital, que deve ser estendido até Timon, no Maranhão.
“Essa reunião vai ser quinta-feira agora, às 15 horas, na prefeitura. O prefeito vai receber a equipe do BNDES e do Ministério das Cidades para assinar um contrato de aquisição de 90 ônibus para Teresina. O BNDES está repassando para Teresina e o Governo do Estado R$ 1,3 bilhão. Esse dinheiro será para comprar 90 ônibus e para o metrô de Teresina. O metrô vai se estender até Timon. E os ônibus de Teresina terão duas linhas que vão, em parte, eu não diria resolver, mas aliviar a situação do transporte público de Teresina”, afirmou o vereador.
Ele acrescentou que o prefeito Silvio Mendes irá reunir os vereadores para explicar os detalhes técnicos do acordo. Entre as mudanças previstas, estão duas novas linhas consideradas estratégicas:
• Parque Piauí – Zoobotânico
• Bela Vista – Universidade Federal do Piauí (UFPI)
De acordo com o vereador, esses corredores deverão garantir maior fluidez e desafogar trechos críticos do transporte coletivo. Questionado sobre a frota envelhecida da capital, com veículos que chegam a 20 anos de uso, Pedro Alcântara disse que essa não é a realidade de toda a rede, mas reconheceu que parte dos ônibus está acima da vida útil recomendada.
“Não é 100% dos ônibus que estão nessa situação de duas décadas. Tem ônibus que tem mais de 15 anos, mas não são todos. É uma minoria, mas tem. Isso deve ser retirado, porque a vida útil de acordo com a lei seria de 12 anos. Há um projeto que a gente botava 15 anos, eu não sei se vale 15 anos, pois o normal seria 10. Só a chegada de 90 ônibus zerados, com ar-condicionado, vai dar uma aliviada com substancial para o teresinense. E eu espero que melhore”, relatou.
Nova licitação deve ocorrer
O vereador também afirmou acreditar que a chegada dos novos veículos deve abrir caminho para uma nova licitação do transporte público. “Eu acredito que com esses novos ônibus deverá haver nova licitação. Imagino que sim, porque é uma frota nova, 90 ônibus. Então, quero que deve haver licitação. O prefeito vai detalhar isso em uma reunião que ele vai ter com os vereadores de Teresina se não amanhã ou na própria quinta-feira”, explicou.
A assinatura do contrato e o início do processo de modernização da frota são aguardados como um dos passos significativos para melhorar o transporte público da capital nos últimos anos.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.