O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), uma inspeção no elevado da Avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, após diversos motoristas registrarem imagens de um desnível de cerca de 15 centímetros na estrutura. O problema, perceptível nos dois lados do viaduto, mas especialmente na descida em direção à Avenida Miguel Rosa, tem causado preocupação entre condutores que utilizam o trecho diariamente.
De acordo com o presidente do CREA-PI, Hércules Medeiros, o órgão já realizou pelo menos cinco vistorias no local e solicitou à Prefeitura de Teresina o projeto original da obra para identificar as causas da irregularidade. “Nós estamos analisando a questão das fundações e já temos acesso aos estudos de sondagem do solo e da estrutura da ponte. Só após uma análise detalhada poderemos determinar o nível de comprometimento e indicar as soluções adequadas”, explicou.
O CREA tomou conhecimento do problema após a circulação de vídeos gravados por motoristas que registraram o desnível ao passar pelo viaduto. Segundo Hércules Medeiros, o risco maior é para os motociclistas, que podem ser surpreendidos pela irregularidade e sofrer quedas.
“O risco para o motociclista é o maior de todos, porque ele pode cair tanto na subida quanto na descida do viaduto, e, ao cair, ser atropelado. Pode ser um acidente fatal. Por isso, é fundamental adotar medidas imediatas de segurança”, alertou.
Motoristas que passam pelo local relatam desconforto e a necessidade de reduzir a velocidade. “É um susto. A gente vem e de repente se assusta com o desnível da ponte. Para quem tem costume é tranquilo, mas quem não conhece pode cair. Tem que reduzir, senão pode derrubar o passageiro”, contou o motorista de aplicativo Georges Rocha.
O CREA-PI informou ainda que participou de uma reunião com o superintendente da SDU Sul, Aluísio Sampaio, para discutir providências emergenciais. Entre as medidas estudadas estão a redução da velocidade no trecho e a limitação de veículos de carga, como forma de prevenir acidentes e diminuir o impacto sobre a estrutura.
O relatório técnico com o diagnóstico completo sobre as causas do desnível e as possíveis soluções deve ser concluído nos próximos dias. Enquanto isso, o CREA recomenda que motoristas e motociclistas redobrem a atenção ao trafegar pelo local.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.