A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora doutora Nadir Nogueira, demonstrou expectativa de melhora no orçamento da instituição para o ano de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao PortalODia.com nesta terça-feira (4), durante evento que reuniu ministros em Teresina para o anúncio de novos investimentos na área da educação, ciência, tecnologia e inovação.
Segundo a reitora, o orçamento previsto para o próximo ano não deve sofrer grandes alterações, mas há perspectiva de um pequeno avanço.
“O orçamento do ano que vem vai ser praticamente a mesma coisa. Nosso orçamento vai aumentar, mas não corrigido pela inflação, o que é ruim, e sim pelo IPCA. Há um projeto de lei da deputada Dandara (PT) que tenta ampliar esse reajuste, e acreditamos que podemos conseguir um acréscimo de 2,5%. É muita coisa? Não. Mas já nos ajuda a projetar um 2026 melhor”, destacou.
Ao avaliar o cenário de 2025, Nadir Nogueira reconheceu as dificuldades enfrentadas pela universidade, mas ressaltou o esforço da gestão em manter os compromissos básicos da instituição em dia. “Foi um ano difícil, mas conseguimos manter a universidade funcionando porque temos uma gestão extremamente alinhada, que priorizou as demandas essenciais e analisou o que de fato poderíamos atender. Pagamos nossos contratos, água, energia, ao contrário de outras universidades”, pontuou.
A reitora também chamou atenção para as limitações da UFPI em áreas estruturais e de custeio. “Estamos em dia com vários compromissos assumidos, mas deixamos de atender parte do custeio e da melhoria da infraestrutura. Ainda há uma deficiência muito grande nesse sentido, especialmente em relação à modernização dos equipamentos utilizados no ensino de graduação”, concluiu.
Ministros anunciam novos investimentos no Piauí
As declarações foram dadas durante o evento que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Na ocasião, foram anunciados importantes investimentos para o estado, entre eles a assinatura do protocolo de intenções para a instalação do ImpaTech Nordeste, com Investimento total R$ 17,9 milhões; a autorização para o curso de Medicina da UFPI no campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, bem como outros investimentos para o estado.
Os anúncios reforçam o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da educação superior e da pesquisa científica no Piauí.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.