Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE-PI firma acordo de cooperação técnica com a USP para aprimorar políticas educacionais

O objetivo da parceria é unir conhecimento à prática do controle externo para fortalecer a qualidade dos serviços públicos.

02/05/2025 às 15h47

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) firmou um Acordo de Cooperação Técnico-Científica com a Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver pesquisas voltadas à avaliação e ao aprimoramento de políticas públicas educacionais em municípios piauienses. O objetivo da parceria é unir conhecimento à prática do controle externo para fortalecer a qualidade dos serviços públicos. O acordo foi firmado na última quarta (30).

O documento foi assinado conselheiro Kennedy Barros, presidente do TCE-PI e pela diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP, professora Roseli de Deus Lopes. Também participaram da assinatura do acordo o diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, auditor Gilson Araújo, e professores da USP que vão trabalhar no projeto com os técnicos da Corte de Contas.

TCE-PI firma acordo de cooperação técnica com a USP para aprimorar políticas educacionais - (Divulgação/TCE-PI) Divulgação/TCE-PI
TCE-PI firma acordo de cooperação técnica com a USP para aprimorar políticas educacionais

Kennedy Barros explicou que o estudo terá abrangência inicial quatro cidades piauienses: Oeiras, São Raimundo Nonato, Domingos Mourão e Corrente. “Estas cidades foram escolhidas por apresentarem experiências educacionais relevantes e pela diversidade territorial, que contribuirá para uma análise mais rica e contextualizada”, disse o conselheiro.

As áreas do conhecimento que serão envolvidas no acordo de cooperação técnico-científica são: Educação e formação docente, avaliação de políticas públicas, gestão e planejamento educacional, governança pública e inovação institucional e desenvolvimento territorial. De acordo com a Corte de Contas Piauiense, o projeto visa gerar impactos concretos na qualidade da educação básica nos municípios envolvidos, podendo ser replicado em outras cidades em outros estados do Nordeste.

“Esperamos conseguir análises detalhadas e qualificadas sobre as políticas educacionais locais, identificação e valorização de práticas pedagógicas exitosas, produção de conhecimento científico aplicado à realidade educacional do Piauí locais, identificar e valorizar práticas pedagógicas exitosas, produzir conhecimento científico e aplicar à realidade educacional do Piauí”, finaliza Gilson Araújo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do TCE-PI