O secretário estadual de Fazenda, Emílio Júnior, assegurou que o Governo do Piauí manterá em dia o pagamento dos servidores efetivos, comissionados e terceirizados ao longo de 2026. A declaração foi dada ao PortalODia.com nesta terça-feira (9), onde o gestor participava de agenda na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sobre discussões acerca do planejamento fiscal e o orçamento do Executivo para o próximo ano.
Na semana passada, o Governo do Estado anunciou o adiantamento da segunda parcela do 13º salário. Segundo Emílio Júnior, o benefício será creditado nesta sexta-feira (12), para todos os servidores, independentemente da faixa ou categoria.
LEIA TAMBÉM
- Câmara de Teresina avalia viabilidade de emendas antes da votação final do orçamento de 2026
- Prefeitura prorroga trabalhos de grupo que revisa força de trabalho e folha de pagamento em Teresina
- Saiba até quando o pagamento da segunda parcela do 13° salário deve ser feito pelas empresas
- INSS inicia pagamento do 13º salário para novos aposentados e pensionistas; veja calendário
- 13º Salário: veja o calendário de pagamento do Governo do Piauí para novembro e dezembro
- IPVA 2026: calendário de pagamento é divulgado com desconto de até 15%; saiba
Acerca do cumprimento da folha de pagamento em 2026, ele afirmou que o fato será tratado somente após a finalização dos vencimentos do 13º salário. Contudo, ele assegurou que todos os pagamentos e pisos aos servidores serão cumpridos em sua integralidade no ano de 2026.
“Vamos tratar dessa questão da folha depois do fechamento agora do pagamento da folha do 13º salário. A partir da outra semana a gente vai fazer uma análise em relação ao que está, como é que está sendo a execução desse ano, e com isso nós vamos trabalhar o planejamento e também já a divulgação do calendário dessa folha para 2026”, explicou o secretário.
Sobre o reajuste salarial, Emílio Júnior reforçou que o aumento linear de 5,35% para todas as categorias está garantido e será aplicado a partir de maio de 2026. Progressões e promoções funcionais também serão mantidas conforme previsto em lei.
“O aumento salarial já foi aprovado, aquilo que está acordado. Para todas as categorias já tem o aumento previsto de 5,35% a partir de maio. Aqueles que tiverem progressões, promoções também estarão sendo mantidos”, disse.
O secretário acrescentou ainda que o Estado cumprirá todos os pisos e reajustes estabelecidos em legislação federal, como o salário mínimo e o piso nacional do magistério.
“Tudo que estiver previsto em lei e que o Estado tenha obrigação de cumprir, nós vamos cumprir”, ressaltou.
Piso e plano de carreira do magistério
Questionado sobre o impacto do piso dos professores e do plano de carreira da categoria no orçamento de 2026, Emílio Júnior afirmou que, até o momento, o governo trabalha apenas com o aumento linear já definido.
“Até esse momento, o que está sendo previsto é o aumento linear que está sendo colocado para todas as categorias, inclusive professores, toda a questão do magistério. E se tiver aquela questão do piso da categoria dos profissionais, com certeza o Estado vai cumprir o piso e vai aguardar a decisão”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.