Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias nega indicação de filho como vice de Rafael Fonteles

Ministro rebate especulações sobre Vinícius Dias, reforça que o PT prevalece decisões coletivas

27/01/2026 às 18h01

27/01/2026 às 18h03

O ministro Wellington Dias (PT) se manifestou, pela primeira vez, sobre a decisão de indicação do nome do pré-candidato a vice na chapa de Rafael Fonteles. A fala ocorre após meses de especulações de que seu filho, Vinícius Dias, seria o seu indicado para a vaga. O gestor, no entanto, negou ter feito qualquer indicação.

Wellington Dias se pronunciou pela primeira vez sobre a vaga de vice, negando indicação ao filho. - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Wellington Dias se pronunciou pela primeira vez sobre a vaga de vice, negando indicação ao filho.

“Não é verdade que eu, em qualquer momento, ou qualquer membro da minha família, tenha trabalhado, defendido ou imposto o nome do meu filho, o médico Vinícius Dias, como candidato a vice-governador do Piauí”, disse Wellington Dias

De acordo com a publicação, o ex-governador afirmou que, ao longo dos seus 40 anos filiado ao Partido dos Trabalhadores, sempre respeitou as decisões coletivas da sigla, especialmente na construção de processos eleitorais que articulam uma sucessão política. Ele também destacou que defende o fortalecimento da reeleição de Rafael Fonteles, do presidente Lula e o crescimento das bancadas estadual e federal.

“Tenho defendido, sim, uma estratégia não apenas para a vitória em 2026, mas, principalmente, para garantir que o Piauí siga avançando entre os estados mais desenvolvidos do Brasil. Isso passa pela consolidação do Time do Povo, com Lula presidente, Rafael governador, e por uma bancada comprometida com os interesses do povo do Piauí e do Brasil.

O nome de Vinícius Dias passou a ganhar mais força entre alguns filiados históricos após publicação de Rafael Fonteles, que lançou o nome do ex-secretário de Educação, Washington Bandeira, como pré-candidato a vice. Nomes como Francisco Costa e Merlong Solano também foram apontados para ocupar a vaga.

Diversos membros históricos defendem que o nome do vice seja decidido de forma coletiva dentro do partido. Enquanto isso, os grupos políticos de Wellington e Rafael tentam chegar a um consenso antes das convenções partidárias, previstas para junho, que definirão oficialmente os candidatos da sigla, inclusive o vice.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.