Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Samuel Nascimento afirma que expansão dos serviços será harmonizada com arrecadação do Estado

Secretário de Administração reforça equilíbrio fiscal e garante que investimentos não afetarão o pagamento da folha salarial.

08/09/2025 às 15h35

O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, já havia afirmado ao Portal O Dia que o fechamento do segundo quadrimestre seria determinante para definir os próximos passos da política fiscal do Estado, com possibilidade de ajustes. No entanto, essa ação não deve impactar a Secretaria de Administração, que não prevê cortes ainda para este ano.

Secretário de Administração, Samuel Nascimento. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Secretário de Administração, Samuel Nascimento.

“A gente tem como prioridade, de fato, respeitar o direito dos servidores com o pagamento da folha salarial em dia e isso já está em programação. Acho que o cuidado que a gestão do governador Rafael Fontelas tem tido com os recursos públicos é para garantir a melhor eficiência no uso desses recursos”, disse Samuel Nascimento, secretário de Administração.

Segundo o gestor, existe uma expansão dos serviços do governo em todas as áreas, como infraestrutura das escolas, equipamentos de segurança e hospitais. Ele ressaltou que todos os setores estão recebendo investimentos, mas que isso exige maior cautela na gestão dos gastos.

“Os gastos com servidores públicos permanecem assegurados em dia, inclusive com o aumento da força em grande número dos servidores nas diversas áreas. Novos concursos a gente também deve lançar ainda esse ano, vocês já estão acompanhando o concurso na área da saúde, da educação, da assistência social, da defesa agropecuária e enfim, um estado que se organiza cada vez mais para garantir uma infraestrutura e os requisitos para o desenvolvimento de longo prazo”, declarou.

Sobre as nomeações previstas a partir dos novos concursos, Nascimento garantiu que elas não devem comprometer a gestão financeira, já que estão planejadas dentro do orçamento.

“O gasto público no Piauí, ele é coordenado pela comissão de gestão financeira por resultados, é isso porque a gente concilia o dimensionamento da mão obra, dos recursos humanos necessários, dos servidores efetivos, servidores temporários, mão obra terceirizada, e tudo isso feito com muita cautela, então a expansão que a gente sabe que é necessária, que a população reivindica sempre melhoria nos serviços públicos, deve ser harmonizada com a disponibilidade, naturalmente, da arrecadação do Estado do Piauí”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.